Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Urina verde, rosa ou com espuma? Saiba o que o xixi indica sobre sua saúde

Nem todo xixi é igual, mas fique atento a mudanças na cor e no cheiro - iStock
Nem todo xixi é igual, mas fique atento a mudanças na cor e no cheiro Imagem: iStock

Fabiana Stelina

Colaboração para o UOL VivaBem

31/10/2018 04h00

Todo mundo que vai ao banheiro acaba conferindo o xixi antes de apertar a descarga. Só que na maioria da vez isso acontece automaticamente e nem sempre damos atenção à aparência do urina que está no vaso. Mas sabia que ela pode funcionar como alerta de como vai sua saúde? Sim, de desidratação a problemas renais, a cor, o odor e até a textura do líquido podem indicar diversos problemas que merecem atenção. 

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o infectologista do Hospital Emílio Ribas Jean Gorinchteyn, a cor do xixi pode ficar alterada devido à ingestão de determinados alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos não há motivo para susto. "Nem sempre a urina com coloração diferente do usual indica que há algo de errado com o organismo. Quando vem mais escura, por exemplo, pode ser apenas um sinal de desidratação e de que você precisa beber mais água", diz.

Entretanto, algumas pigmentações alertam para doenças. "Mas é bom ter em mente que não se pode fazer qualquer diagnóstico com base apenas na cor da urina, por mais destoante que possa estar", fala Gorinchteyn. O ideal é ficar de olho e levar a questão ao médico caso o aspecto diferente permaneça ou outros sintomas se somem a ele. 

Um xixi turvo e com cheiro diferente do habitual, por exemplo, pode sugerir a presença de infecção urinária. É importante ficar atento para esse risco especialmente em pacientes idosos, com quadro de demências ou mal de Parkinson, que não relatam dor ao urinar. Pacientes portadores de hepatites tendem a fazer xixi com tonalidade mais alaranjada por causa do mau funcionamento do fígado. 

Em condições ideais de saúde e hidratação, o normal é fazer um xixi amarelo translúcido, resultado da eliminação adequada de líquidos e toxinas. Veja o que outras cores podem apontar:

Cheiro e aspecto dizem algo?

Quando a urina apresenta um odor forte, pode ser efeito colateral de algum remédio, principalmente os que contêm vitamina B, ou também um sintoma de infecção urinária.

E quando ele tem muita espuma? Se for aquela espuminha que se forma quando o xixi sai num jato forte, fique tranquilo. Não é o caso? Então, pode ser sinal de que o organismo está perdendo proteínas. Acontece depois de treinos intensos, ingestão de suplemento proteicos, desidratação ou problema que afete os rins, por exemplo. Vale consultar o médico se o problema se repetir.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube