Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Quer saber as tendências fitness de 2019? Pesquisa divulga ranking

Uso de aparelhos eletrônicos para ajudar no treino serão a maior tendência do ano que vem - iStock
Uso de aparelhos eletrônicos para ajudar no treino serão a maior tendência do ano que vem Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

25/10/2018 19h59

Com o fim do ano cada vez mais próximo, muitas pessoas já começam a pensar em como será sua vida fitness em 2019. Quer saber quais as principais tendências pintarão na academia no próximo ano e poderão ajudar você a conquistar seus objetivos? 

Os cientistas divulgaram a pesquisa anual e mundial que determina as tendências do setor de acordo com profissionais de saúde qualificados, certificados e experientes em condicionamento físico. O ranking é o ACSM?s  Health & Fitness Trends for 2019, que é publicado há 13 anos.

Para o ano que vem, as apostas são que o uso de tecnologia wearable garanta o primeiro lugar no pódio, depois de ter ficado em terceiro entre as tendências de 2018. O treino em grupo, com mais de cinco pessoas, continua agradando a todos e se manteve em segundo lugar. A modalidade que foi a maior aposta para 2018, o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), ocupou o número três da lista para 2019. Confira abaixo o que foi consideramo promissor na área de treinamento em 2019:

VEJA TAMBÉM:

1)Tecnologia wearable

Aqui entra qualquer objeto que você "veste" e ajuda a acompanhar o treino e a saúde, como relógios que marcam distância da corrida, fones de ouvido que medem frequência cardíaca, camisetas com GPS ou que medem gasto calórico e tempo sedentário.

2) Treinamento em grupo

?Aulas com mais de cinco pessoas são projetadas para serem sessões motivacionais e eficazes para diferentes níveis de condicionamento físico, com professores com boas técnicas de liderança?, explica a publicação. Aqui entram desde aulas de cardio até ciclismo indoor, aulas de dança ou step. Encontre o melhor para você.

3) HIIT

Você já deve ter ouvido falar desse método, ele está na moda. Basicamente, são exercícios de alta intensidade com pequenos intervalos para recuperação entre as séries. Os treinos são curtos --durante até 30 minutos -- e podem trazer resultados semelhantes a 60 minutos de atividade moderada. O principal objetivo do HIIT é melhorar o condicionamento físico e proporcionar um grande gasto energético. O método pode ser aplicado em corridas, pedaladas, remo, exercícios de força. 

4) Programas para idosos

Aqui cabem as adaptações para atender os cuidados de gerações mais velhas nos exercícios físicos. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando por mais tempo e permanecendo saudáveis e ativas por maiores períodos, por isso a tendência vem crescendo. Além do fato que permanecer fisicamente ativo ao envelhecer ajuda a manter o sistema imune e os músculos robustos.

5) Treinamento com peso do corpo

O treino com o peso corporal pode ser feito em qualquer lugar e é uma maneira funcional, barata e eficaz de se exercitar. É possível melhorar a resistência e trabalhar os músculos do corpo todo com exercícios como agachamento, flexão de braços, prancha, barra fixa, afundo, tríceps no banco, remada invertida etc.

6) Instrutores certificados em métodos diferentes

Sabe essas aulas como Zumba, TRX, BodyPump ou CrossFit? Os professores precisam de um curso para aplicá-las. Esse tipo de atividade costuma ser animado e aumenta a motivação para quem quer suar a camisa, por isso tem sido cada vez mais procurados --o que consequentemente leva um maior numero de profissionais de educação buscarem certificação. 

7) Ioga

Dentro do ioga pode ser o tradicional, com fitas, em saunas, o power ioga, aquele que você achar que mais tem a ver com seu estilo. As aulas visam trabalhar a parte física e espiritual, e exigem força, flexibilidade e fôlego.

8) Malhar com personal

Contratar um profissional de saúde e fitness que consiga criar e acompanhar treinos específicos para o seu objetivo é uma ideia que não sai de moda. Um instrutor certificado e experiente saberá indicar os melhores exercícios e garantir resultados promissores de forma mais rápida.

9) Treinamento funcional

Essa é uma tendência que ajuda a melhorar resistência, flexibilidade, postura e força, além de ajudar a perder peso. O treino se baseia em movimentos que são naturais na rotina de cada um, como correr, pular, agachar.

10) Exercício como "remédio"

Existe uma iniciativa chamada Exercise is Medicine que foca a encorajar os médicos e outros profissionais da saúde a incluírem atividade física e tratamentos associados ao exercício como recomendação para os pacientes. Seria como uma recomendação médica para se mexer. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube