Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Anda estressado no trabalho? Meditação transcendental pode ajudar a relaxar

Meditar pode melhorar o humor, ajudar a controlar o estresse e facilitar adaptações  - iStock
Meditar pode melhorar o humor, ajudar a controlar o estresse e facilitar adaptações Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/10/2018 20h47

Com certeza algum colega seu já indicou meditação para acalmar os nervos em dias difíceis. Atualmente a prática tem crescido e sido abraçada por quem quer se livrar desde a ansiedade até a dor física. 

Em caso de estresse, tente a meditação transcendental. Um novo estudo provou que essa vertente da meditação pode aliviar o estresse e aumentar a inteligência emocional. A análise foi feita pelo CWAE (Centro de Bem-Estar e Realização em Educação de São Francisco, nos EUA), e os resultados foram publicados no jornal científico The Permanente Journal.

Os cientistas estavam interessados em um buscar uma forma de relaxar os educadores e melhorar a sintonia com os alunos, uma vez que uma pesquisa da Federação Americana de Professores indicou que 61% dos docentes estavam estressados no trabalho, e 58% descreveram a saúde mental como “não boa”.

VEJA TAMBÉM:

“Os trabalhadores de forma geral estão cada vez mais estressados e pedem todos os dias por soluções para problemas cada vez mais complexos. Nosso estudo mostra que a meditação no local de trabalho pode ser uma saída’, explicou Laurent Valosek, principal autor da pesquisa.

Os pesquisadores acompanharam 96 voluntários que eram funcionários do escritório central no Distrito Escolar Unificado de São Francisco. Os participantes praticaram meditação transcendental (que envolve a repetição de um mantra) durante um período de quatro meses.

Após os mais de cem dias, os cientistas concluíram que os trabalhadores que meditaram se sentiam menos estressados e melhoraram a inteligência emocional quando comparados com os funcionários que não adotaram a prática.

Foram registradas melhoras no humor geral, controle do estresse, adaptabilidade e consciência interpessoal. É importante ressaltar que a medida dessas melhorias variava de acordo com a quantidade de meditação. Isto é, aqueles que meditaram regularmente relataram mais benefícios que colegas que meditaram pouco.

Ficar estressado pode afetar significativamente a saúde mental e física de uma pessoa. Já a inteligência emocional está ligada à capacidade do indivíduo de se sintonizar com as emoções e reconhecer e rotular apropriadamente cada sentimento. Os estudos mostram que a falta de estresse e o maior controle emocional resultam em uma saúde mental melhor. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube