Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pais que se exercitam têm filhos mais saudáveis, diz estudo

martin-dm/IStock
Imagem: martin-dm/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/10/2018 14h57

Homens que desejam ter filhos em um futuro próximo devem considerar se inscrever em uma modalidade esportiva.

Um novo estudo feito na The Ohio State University College of Medicine at the Wexner Medical Center, mostra que a prática feita pelos pais teve um impacto significativo sobre a saúde metabólica dos filhos em sua vida adulta.

VEJA TAMBÉM:

Para a análise, publicada no periódico Diabetes, os cientistas alimentaram dois grupos de ratos machos com uma dieta normal e uma dieta rica em gordura durante três semanas. Alguns animais eram sedentários e alguns se exercitavam livremente. Após três semanas, os filhotes dos animais nasceram e seguiram uma dieta normal.

Os pesquisadores relatam os animais que se exercitaram melhoraram o metabolismo da glicose e diminuíram o peso corporal e a quantidade de gordura no corpo.

"O mais interessante é que os filhotes dos pais que se exercitaram, mesmo os que mantiveram uma dieta rica em gorduras, tiveram melhoria da saúde metabólica até na fase adulta”, afirma Kristin Stanford, responsável pelo estudo.

A equipe também descobriu que o exercício causou mudanças na expressão genética do espermatozoide do pai, que suprime os efeitos negativos causados pela dieta ruim.

Estudos anteriores deste grupo mostraram que, quando as mães de camundongos se exercitam, seus filhos também têm efeitos benéficos do metabolismo.

"Com base em ambos os estudos, estamos agora a determinar se ambos os pais exercem efeitos ainda maiores para melhorar o metabolismo e a saúde geral dos descendentes. Se os resultados forem traduzidos para humanos, isso será extremamente importante para a saúde das gerações seguintes", disse Laurie Goodyear, co-autora do artigo.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube