Topo

Tudo sobre Hipertensão

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Ter boa saúde bucal contribui para o tratamento da pressão alta

Pessoas com periodontite têm pressão sistólica três pontos maior que pacientes hipertensos com a boca saudável  - Getty Images
Pessoas com periodontite têm pressão sistólica três pontos maior que pacientes hipertensos com a boca saudável Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/10/2018 18h33

Pessoas com pressão alta que cuidam bem dos dentes respondem melhor ao tratamento da hipertensão. A constatação foi feita por pesquisadores da Universidade L'Aquila, na Itália, e publicada no  periódico Hypertension.

Na pesquisa, os autores fizeram uma revisão de estudos com mais de 3600 pessoas com pressão alta. Os cientistas verificaram que indivíduos com hipertensão que tinham gengivas saudáveis apresentavam pressão sistólica 3 mmHg menor e respondiam melhor a medicamentos do que aqueles com periodontite  --inflamação na gengiva e nos tecidos que dão suporte aos dentes, como o osso e o ligamento periodontal.

Embora pareça pequena, a diferença de 3 mmHg é semelhante à redução da pressão arterial sistólica que muitos pacientes alcançaram ao diminuir em 6 g por dia o consumo de sal.

VEJA TAMBÉM:

"Pessoas com pressão alta e os médicos devem estar cientes de que uma boa saúde bucal pode ser tão importante no controle da doença quanto várias intervenções no estilo de vida que ajudam a controlar a pressão arterial, como uma dieta pobre em sal e exercício e controle de peso ", disse Davide Pietropaoli, um dos autores do estudo.

Segundo Pietropaoli, mesmo que o estudo não tenha sido projetado para esclarecer como a doença periodontal interfere no tratamento da pressão arterial, os resultados são consistentes com pesquisas anteriores que relacionam a inflamação bucal com danos nos vasos sanguíneos.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube