Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Elemento químico pode combater a resistência a antibióticos

Composto químico engana bactéria resistente à antibióticos - iStock
Composto químico engana bactéria resistente à antibióticos Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

22/10/2018 09h57

Já faz algum tempo que os principais órgãos mundiais de saúde têm mostrado preocupação em relação ao aumento de casos de resistência aos antibióticos. De acordo com o Global Antimicrobial Surveillance System (Glass), cerca de 500 mil pessoas com suspeita de infecção bacteriana em 22 países passam por esse problema.

Por isso, o combate às superbactérias tem sido o foco de muitas pesquisas recentes. Um desses estudos, publicado na revista Science Translational Medicine, encontrou um elemento químico, chamado gálio, muito parecido com o ferro, que tem a capacidade de destruir a superbactéria Pseudomonas aeruginosa, que causa infecção em diversas áreas do corpo, como pulmão e trato urinário. “O gálio é capaz de interromper a produção de DNA novo das bactérias, impedindo a sua multiplicação”, explica Bradley Britigan, co-autor do estudo.

A pesquisa foi realizada em dois momentos: no primeiro, usou-se ratos de laboratório com infecção pulmonar; já no segundo estágio, 20 pessoas com fibrose cística e infecção respiratória crônica por P. aeruginosa passaram pelo tratamento com gálio. O resultado revelou que uma única dose da molécula eliminou completamente a infecção pulmonar nos roedores. Já para os seres-humanos, o tratamento sistêmico melhorou as doenças.

Para Christopher Goss, um dos autores da pesquisa, o gálio pode ser comparado a um cavalo de Tróia, pois a molécula finge ser uma nutrição às bactérias, mas na verdade está lá para prejudicá-las. “Estes são resultados empolgantes, mas precisamos fazer mais estudos para determinar se o gálio pode ser desenvolvido em um tratamento rotineiro e seguro", finaliza.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube