Topo

Frutos do mar ricos em ômega-3 promovem envelhecimento saudável, diz estudo

Após o estudo, quem consumiu frutos do mar teve 24% menos probabilidade de envelhecer  - iStock
Após o estudo, quem consumiu frutos do mar teve 24% menos probabilidade de envelhecer Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

21/10/2018 15h26

Um novo estudo, publicado na revista The BMJ, mostrou que o alto consumo de frutos do mar ricos em ômega-3 pode proporcionar um envelhecimento saudável.

Durante o trabalho de pesquisa, cientistas da Universidade de Boston (EUA) examinaram os níveis sanguíneos circulantes de ácidos graxos ômega-3 de 2622 adultos.

No início do estudo, em 1992, os participantes tinham, em média, 74 anos de idade. Seus níveis sanguíneos de ômega-3 foram medidos então, 6 anos depois, e 13 anos depois.

Feito isso, a equipe dividiu os voluntários em grupos “quintis”, com base em seus níveis sanguíneos de ômega-3. No geral, até o final do período do estudo, em 2015, 89% dos participantes tiveram doenças crônicas relacionadas à idade ou disfunção mental ou física, enquanto 11% envelheceram de forma saudável.

Veja também:

A análise revelou que as pessoas do quintil que consumiram DPA (um tipo de ácido graxo) com maior consumo de frutos do mar tinham 24% menos probabilidade de envelhecer do que aquelas que consumiam menos.

"Estas descobertas encorajam a necessidade de novas investigações sobre mecanismos biológicos plausíveis e intervenções relacionadas aos ácidos graxos ômega-3 para a manutenção do envelhecimento saudável, e apoiam diretrizes para o aumento do consumo dietético de peixes entre adultos mais velhos", afirmou Heidi Lai, uma das autoras do estudo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube