Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pessoas com olfato apurado possuem bom senso de direção, sugere estudo

Pessoas com senso de direção naturalmente bom também têm capacidade maior de detectar odores fracos Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

20/10/2018 13h21


Ao pedir direções, você deve procurar alguém com um bom olfato. O “conselho” parece engraçado, mas segundo cientistas da Universidade McGill, no Canadá, tem uma explicação.

Eles descobriram que pessoas com um senso de direção naturalmente bom também têm capacidade maior de detectar odores fracos.

Veja também

Durante o trabalho científico, os autores recrutaram cerca de 57 voluntários que tiveram a proficiência do nariz e o senso de direção avaliados.

Eles foram encarregados de identificar diferentes odores e também navegar em torno de uma cidade virtual usando apenas pontos de referência como parte da tarefa.

Leia também:

"Para avaliar a navegação, usamos duas tarefas. Uma é uma tarefa de wayfinding (orientação), que mede a capacidade de construir e usar um mapa cognitivo de um ambiente virtual contendo pontos de referência e que, portanto, requer o uso da memória espacial”, escreveram os autores no artigo.

Ao analisar os dados, os cientistas usaram a ressonância magnética e descobriram que o aumento da espessura do córtex orbitofrontal medial esquerdo e o volume do hipocampo direito do cérebro previu um melhor desempenho em ambas as tarefas.

"O fato de que ambas as funções parecem depender de regiões cerebrais similares apoia a ideia de que eles eram sistemas no cérebro que estavam evoluindo ao mesmo tempo - embora isso seja teoria, Tudo o que podemos dizer com certeza é que agora sabemos um pouco mais sobre os sistemas cerebrais envolvidos na navegação e no olfato",  concluiu Louisa Dahmani, umas das autoras do estudo.

Siga o UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pessoas com olfato apurado possuem bom senso de direção, sugere estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde