Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fugir da famosas DRs é melhor para o casal, afirma estudo

iStock
Imagem: iStock

Do UOL Viva Bem, em São Paulo

17/10/2018 17h57

Você é do tipo que briga muito com o crush ou foge das famosas DRs? Se a última opção é mais a sua cara, saiba que você pode estar pontos a frente, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology.

Segundo os autores da pesquisa, há momentos nos relacionamentos que ignorar --ou “se retirar” -- pode favorecer o cônjuge e melhorar o senso de satisfação geral em casais de baixa renda.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 515 casais heterossexuais que tiveram pelo menos um filho ou estavam esperando e tinham sido casados por uma média de cinco anos --40% estavam abaixo da linha da pobreza ou abaixo dela.

"Embora seja mais fácil para os casais mais ricos terem acesso a recursos para lidar com seus problemas de relacionamento, também é possível criar expectativas mais altas de que os parceiros farão as necessidades e demandas uns dos outros", disse Thomas N. Bradbury, coautor do estudo. "Mas se essas expectativas não forem satisfeitas, podem ocorrer rupturas no relacionamento e exacerbar os problemas existentes".

Veja também:

Ao longo de 18 meses, os pesquisadores visitaram as casas dos participantes e perguntaram aos casais o que eles queriam mudar em si mesmos e no relacionamento. Para definir as respostas, os autores queriam ver como o status socioeconômico influenciava as respostas nas comunicações de retirada de demanda em centenas de casais em dois experimentos.

Os casais que experimentaram interações em que recebiam ordens do parceiro viram seu status de relacionamento cair no geral, enquanto os casais de baixa renda não só mantiveram um status de relacionamento estável, mas também tiveram sua satisfação declinada quando o cônjuge não acatou a ordem.

Para o segundo estudo, a equipe visitou as casas de 414 casais recém-casados ao longo de 27 meses e iniciaram a mesma conversa. Eles descobriram que os casais de baixa renda também estavam mais insatisfeitos quando os maridos não se retiravam diante das exigências da esposa.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube