Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Quais os sintomas e como reconhecer a síndrome do ovário policístico?

Daniel Navas

Colaboração para o UOL VivaBem

09/10/2018 04h00

"Minha menstruação está irregular, será que tenho síndrome do ovário policístico?"

Considerada um distúrbio hormonal, a síndrome do ovário policístico afeta 1 em cada 15 mulheres em idade reprodutiva ao redor do mundo, de acordo com um estudo publicado pela revista The Lancet.

Pacientes com a síndrome apresentam queixas de irregularidade na menstruação, aumento de pelos no corpo e da oleosidade de pele, sintomas que têm a ver com o aumento das taxas de hormônios masculinos no organismo.

Perda de libido, dificuldade para engravidar ou infertilidade, resistência à insulina e aumento do peso somado à dificuldade de emagrecer, além de pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia, também são indícios do problema. As causas da síndrome são desconhecidas, mas o conjunto de alterações metabólicas que ela provoca pode levar a um risco futuro de doenças cardiovasculares.

VEJA TAMBÉM:

Diante desses sintomas, o ideal é consultar um ginecologista para chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Pode ser necessário, também, procurar um endocrinologista. O tratamento normalmente é dirigido às queixas e suas complicações, como acne, obesidade ou diabetes. Daí, o médico pode prescrever medicamentos para, por exemplo:

  • Regular o ciclo menstrual (como anticoncepcionais);
  • Reduzir o crescimento de pelos (inibidores de hormônios andrógenos);
  • Diminuir a resistência à insulina e prevenir diabetes (metformina);
  • Controlar o colesterol (estatinas).

Fontes: Eduardo Zlotnik, ginecologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo; Flavia Tarabini, ginecologista e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Ricardo Freire, ginecologista do Hospital São Camilo, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube