Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Perda de peso na pós-menopausa está ligada a menor risco de câncer de mama

ljubaphoto/IStock
Imagem: ljubaphoto/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

08/10/2018 13h30

Em um estudo feito com mulheres na pós-menopausa, as participantes que perderam peso tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama invasivo do que aquelas que mantiveram ou ganharam peso.

Publicada no periódico científico CANCER, a pesquisa analisou dados de 61.335 mulheres que não tinham histórico da doença e realizaram mamografias. A altura e o índice de massa corporal também foram avaliados no início do estudo 3 anos depois.

VEJA TAMBÉM:

Embora a obesidade tenha sido fortemente relacionada ao risco de câncer de mama, estudos que examinaram se a perda de peso pode reduzir o risco de mulheres na pós-menopausa forneceram resultados mistos.

Os resultados de mais de 11 anos de acompanhamento com as pacientes mostram que 3061 novos casos de câncer de mama invasivo foram diagnosticados. Mulheres que perderam peso (pelo menos 5%) tinham um risco de câncer de mama 12% menor em comparação com mulheres com peso estável.

O ganho de peso de 5% não foi associado com o risco de câncer de mama em geral, mas foi relacionado a uma incidência de 54% mais chances de câncer de mama triplo negativo.

"Nosso estudo indica que a redução de peso moderada e de curto prazo foi associada a uma redução estatisticamente significativa no risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa", afirma Rowan Chlebowski.

De acordo com o autor, estes são resultados observacionais, mas também são apoiados por evidências de ensaios clínicos randomizados do ensaio Women's Health Initiative Dietary Modification, no qual os pesquisadores adotaram um padrão dietético de baixa gordura que foi associado a resultados semelhantes à nova análise.

“Essas descobertas, consideradas em conjunto, fornecem fortes evidências correlativas de que um modesto programa de perda de peso pode causar impacto no câncer de mama”, conclui.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube