Topo

Proteste reprova marcas de whey protein por excesso de carboidrato

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

03/10/2018 18h22

O whey protein é um suplemento que faz parte da alimentação de muitos praticantes de atividade física. O produto geralmente tem como ingrediente principal a proteína do soro do leite, que é rica em aminoácidos que ajudam na recuperação e aumento da massa muscular. No entanto, dez marcas vendidas no Brasil têm uma composição diferente da mostrada no rótulo e possuem mais ou menos carboidratos do que o indicado na tabela nutricional.

Foi o que a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelou nesta quarta-feira (03), ao avaliar 30 suplementos desse tipo. A análise levou em conta uma resolução da Anvisa para alimentos em geral, que determina que informações nutricionais podem apresentar variação de até 20% para mais ou para menos por porção.

A maior variação de carboidrato no whey protein foi encontrada na marca BRN Foods, na qual o teor do macronutriente foi 114% superior em relação ao rótulo. Além dela, a Gaspari Nutrition, Hyperpure, Solaris, Myprotein e New Millen apresentaram quantidade de carboidratos acima do permitido.

Já as marcas Black Skull, Growth, Optimum Nutrition e BSN DNA tiveram menos carboidratos que o apresentado na embalagem.

VEJA TAMBÉM:

Foi verificado também que BRN Foods, Musclepharm e Iridium possuem imagens na embalagem referentes a ganho ou definição muscular, o que, segundo a ANVISA, é irregular. Essa última marca traz ainda a frase "aumento de massa magra", termo proibido na legislação.

Vale ressaltar que nenhum suplemento deve ser usado sem a orientação de um nutricionista, que vai avaliar se esse tipo de produto realmente é necessário conforme sua dieta e quantidade de atividade física semanal. 

O que dizem as marcas

A marca New Millen entrou em contato com o UOL VivaBem informando que "a rotulação em questão analisada trata-se de um antigo lote do produto, já tendo sido descontinuada". 

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube