Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Exercícios de força podem ajudar no combate a obesidade infantil

Obesidade infantil  - iStock
Obesidade infantil Imagem: iStock

Do UOL VivaBem

03/10/2018 12h36

Já faz algum tempo que o aumento de peso da população mundial ganhou destaque entre os principais órgãos de saúde. No mesmo grau de preocupação (ou até mais) está também a obesidade infantil, que de acordo com um estudo publicado na revista científica The  Lancet, atingiu, em 2016, cerca de 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos ao redor do planeta. Já no Brasil, a tendência é que em 2025 a incidência dessa doença quadruplique.

Por conta disso, além do incentivo a uma alimentação mais saudável, diversas análises têm sido feitas para tentar desvendar outras formas de ajudar os pequenos a fugir da obesidade. Uma dessas pesquisas foi publicada recentemente na revista Sports Medicine, em que descobriu-se que treinos de resistência baseados em força, como a musculação por exemplo, reduzem a porcentagem de gordura corporal em crianças.

VEJA TAMBÉM:

Os resultados da pesquisa também sugerem que o crescimento da massa muscular por meio de exercícios de força poderia ajudar a aumentar o metabolismo e os níveis de energia das crianças, outro fator importante para evitar ou ajudar no combate à obesidade infantil.

O estudo foi feito por meio da revisão de 18 outras pesquisas em oito países: Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Brasil, Tunísia, Áustria e Japão. A idade dos participantes variou de 8 a 16 anos e para chegar-se à conclusão foram analisados dados como massa corporal, IMC, gordura corporal, massa livre de gordura, massa gorda, massa magra, dobras cutâneas e circunferência da cintura das crianças e adolescentes.

Os pesquisadores das Universidades de Edimburgo, no Reino Unido, e Dundee, na Escócia, que fizeram parte dessa meta-análise, descobriram que o treinamento de resistência diminuiu a gordura corporal, mas não teve efeito geral sobre outras medidas, incluindo massa muscular magra, índice de massa corporal e circunferência da cintura.

Ainda de acordo com os profissionais envolvidos no estudo, mais pesquisas de qualidade devem ser realizadas para investigar o impacto do treinamento de resistência no tratamento e prevenção da obesidade.

“Nossas descobertas destacam a necessidade de pesquisas mais robustas sobre o papel que os exercícios baseados na força podem ter para ajudar todos a fazerem escolhas saudáveis de vida e serem mais ativos fisicamente", conclui Helen Collins, cientista de esportes e exercícios da Universidade de Dundee e uma das autoras do estudo.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube