Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Como é sua personalidade? Ciência determina quatro grandes perfis

Quatro grupos podem encaixar a personalidade de quase todos nós  - iStock
Quatro grupos podem encaixar a personalidade de quase todos nós Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

20/09/2018 10h42

Todo mundo gosta de fazer um bom teste de personalidade para ler um pouco mais sobre como sua cabeça funciona. Tenho certeza que você já fez algum na escola, no trabalho ou mesmo no Facebook, mas é melhor esquecer aquelas respostas.

Isso porque um novo estudo, publicado na revista científica Nature Human Behavior, refinou a forma como classificamos personalidades e mostrou que existem quatro tipos bem definido: o mediano (average, no estudo original), o reservado, o egocêntrico e o modelo.

Veja também:

“As pessoas tentam classificar os tipos de personalidade desde o tempo de Hipócrates, mas a literatura científica acha isso coisa de doido. Agora, com esses novos dados, conseguimos mostrar que realmente existem densidades mais altas de certos tipos de personalidade”, disse William Revelle, professor de psicologia e coautor da pesquisa.

Como se comporta cada personalidade?

Para conseguir identificar os tipos de personalidade que existem entre todos os humanos, foram analisados dados de quatro questionários respondidos por mais de 1,5 milhão de pessoas espalhadas pelo mundo. Os voluntários responderam os testes online.

A partir desse conjunto de dados robusto, a equipe determinou os traços básicos de personalidade amplamente aceitos. Cada um dos grupos foi criado com base em respostas de cinco características principais, sendo elas neuroticismo (que inclui pensamentos negativos, mau humor e preocupação), extroversão, quão aberta a pessoa é, amabilidade e conscienciosidade (que se comporta seguindo as regras éticas).

Os grupos de personalidade encontradas foram:

  • Mediana: A maioria das pessoas está aqui. São aqueles razoavelmente agradáveis e conscientes, bastante extrovertidos e neuróticos, mas não muito abertos. As mulheres são mais propensas que os homens de estar nesse grupo.
  • Reservada: É emocionalmente estável em todos os domínios, exceto na abertura ou neurose, que tem níveis baixos. Eles não são particularmente extrovertidos, mas são um tanto agradáveis e conscientes.
  • Modelo: Tem baixa pontuação nas neuroses e altas em todas as outras características. A probabilidade de alguém ter uma personalidade modelo aumenta muito com a idade. “São pessoas confiáveis e abertas a novas ideias”, comentou Luís Amaral, autor do estudo. “Essas são pessoas boas pessoas para você deixar encarregadas de funções importantes. Inclusive, a vida é mais fácil se você tiver negócios com pessoas modelo”, completou. Mulheres são mais sujeitas a terem essa personalidade.
  • Egocêntrica: Marca muitos pontos em extroversão e abaixo da média em abertura, agradabilidade e consciência. “São indivíduos com quem você não quer sair”, ressaltaram os pesquisadores. Há uma diminuição dramática no número de egocêntricos à medida que as pessoas envelhecem, tanto com mulheres quanto com homens.

Para validar a descoberta, os pesquisadores fizeram um último teste, entrevistaram um grupo que eles tinham certeza que seriam egocêntricos: garotos adolescentes.

"Nós sabemos que meninos adolescentes se comportam de maneira egocêntrica", afirmou Amaral. "Se os dados estivessem corretos e selecionados para dados demográficos, eles seriam o maior grupo de pessoas". E, de fato, deu certo. Ao responder o questionário, os jovens do sexo masculino se encaixaram no grupo egocêntrico.

Embora os resultados dos pesquisadores adicionem uma dose de ciência ao estudo da personalidade, mais pesquisas são necessárias para transformar os resultados em algo útil para nós, como quizzes de personalidade que podem ser usados em entrevistas de emprego, ou por profissionais de saúde mental, ou até mesmo em aplicativos de namoro.

Mas se você ficou interessado, é possível contribuir para pesquisa, que ainda está em andamento, fazendo o teste de personalidade online (em inglês), que matará sua curiosidade ao contar quais são seus traços.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube