Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulheres obesas e com sobrepeso têm maior risco de incontinência urinária

Eva-Katalin/IStock
Imagem: Eva-Katalin/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/09/2018 12h10

Mulheres jovens e de meia-idade obesas ou com sobrepeso têm um maior risco de desenvolver incontinência urinária, de acordo com uma análise da Obesity Reviews feita a partir de diferentes pesquisas publicadas.

Quando comparado com o índice de massa corporal "normal", o excesso de peso foi associado a um aumento de um terço nas chances de ter o problema, e o risco foi duplicado em mulheres com obesidade.

VEJA TAMBÉM:

Os resultados indicam que o aconselhamento clínico para mulheres jovens que são obesas ou em risco de se tornarem obesas não deve se limitar à saúde metabólica, mas também enfatizar o papel do excesso de peso no enfraquecimento do assoalho pélvico e subsequente risco de incontinência.

"Sabemos que a incontinência urinária pode ser uma questão complexa, especialmente entre as mulheres mais jovens", disse a principal autora, Tayla Lamerton, da Universidade de Queensland, na Austrália.

"Entender o sobrepeso e a obesidade como um fator determinante da incontinência urinária pode ajudar maneira como aconselhamos as pessoas afetadas pela doença e controlar o número de novos casos”, conclui.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube