Topo

Dieta rica em fibras ajuda a retardar envelhecimento cerebral

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/09/2018 16h09

As fibras são reconhecidamente importantes para o bom funcionamento do intestino. E pesquisadores da Universidade de Lllinois (EUA) apontam que essas substâncias, presentes em alimentos como frutas, verdura, legumes, cereais integrais e sementes (chia, linhaça), também ajudam a retardar o envelhecimento cerebral.

Segundo o estudo publicado na revista Frontiers in Immunology, isso ocorre pois a ingestão de fibras desencadeia a produção de um ácido graxo de cadeia curta que possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode diminuir a produção de uma substância química pró-inflamatória conhecida como interleucina-1", associada a problemas como Alzheimer.

Veja também:

"O que você come é importante. Sabemos que adultos mais velhos consomem 40% menos fibra alimentar do que o recomendado [que é de 20 g a 40 g por dia]. Não obter fibras suficientes pode ter consequências negativas para coisas que você nem imagina, como conexões com a saúde cerebral e inflamação em geral", afirma Rodney Johnson, um dos autores do estudo.

Na pesquisa, ratos jovens e velhos foram alimentados com uma dieta de alto ou de baixo teor de fibras. Em seguida, os cientistas mediram o nível de butirato (um ácido graxo de cadeia curta) no sangue dos camundongos e a quantidade de substâncias pró-inflamatórias no intestino dos animais.

Os autores identificaram que "a dieta rica em fibras elevou o butirato e outros [ácidos graxos de cadeia curta] no sangue tanto de ratos jovens quanto dos mais velhos".

Além disso, consumir uma dieta rica em fibras reduziu a inflamação intestinal em camundongos envelhecidos de tal forma que era indistinguível da de camundongos jovens.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook • Instagram • YouTube