Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Praticar ioga melhora saúde sexual de mulheres, aponta estudo

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/09/2018 13h06

Não é de hoje que se sabe que a ioga faz bem à saúde, melhora a postura e a respiração. E um estudo publicado no periódico Journal of Sexual Medicine descobriu que a atividade também pode trazer benefícios para a vida sexual --particularmente em mulheres com mais de 45 anos.

Os cientistas examinaram os efeitos do método durante 12 semanas em 40 mulheres. Após esse período, as voluntárias revelaram ter uma melhora no desejo, na excitação, na lubrificação, no orgasmo e na satisfação no sexo, além de diminuição de dor.

Veja também:

No trabalho científico, todas as mulheres foram treinadas em 22 poses, que fortalecem os músculos abdominais centrais e do assoalha pélvico, além de melhorar a digestão e o humor. Entre os exercícios realizados estavam trikonasana (também conhecida como pose de triângulo), bhujangasana (a cobra) e ardha matsyendra mudra (meia volta da coluna vertebral).

"As praticantes de ioga têm menos probabilidade de objetivar seus corpos e tendem a estar mais conscientes de seu eu físico", explica Lori Brotto, um dos autores do estudo. "Essa tendência, por sua vez, pode estar associada ao aumento da responsabilidade sexual e da assertividade, e talvez aos desejos sexuais." 

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube