Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulheres estão congelando óvulos por falta de parceiro, não por trabalho

Como é que é? Sim, estudo mostra que mulheres buscam congelamento de óvulos por falta de parceiro ou relacionamento estável, e não para investir em carreira  - iStock
Como é que é? Sim, estudo mostra que mulheres buscam congelamento de óvulos por falta de parceiro ou relacionamento estável, e não para investir em carreira Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/09/2018 19h51

Nos últimos anos, as mulheres estão crescendo cada vez mais empoderadas e deixando claro para a sociedade que querem a igualdade, já que, como Beyoncé diria, estão dominando o mundo.

Com esse pensamento em mente, deixar a maternidade em segundo plano e focar em estudos e carreira dos sonhos já foram os maiores motivos pelos quais mulheres saudáveis optaram por congelar os óvulos, o que possibilita postergar a maternidade sem receio de que "o relógio biológico" as apressasse.

Veja também:

Agora, embora cada vez mais mulheres bem-sucedidas busquem pelo procedimento, a maior motivação não é focar em trabalho, e sim a falta de um parceiro, segundo estudo feito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Ao conversar com 150 mulheres americanas e israelenses que optaram por congelar os óvulos entre 2014 e 2016, os pesquisadores identificaram quais eram suas motivações. A pesquisa foi feita apenas com pacientes que alegaram motivações sociais e não de saúde.

As voluntárias alegaram estar sem parceiros --solteiras ou divorciadas -, ou que trabalhavam no exterior, ou por já serem mães solteiras, ou, como menos citado, por estar planejando uma carreira.

Apenas 15% das entrevistadas disseram não estar prontas para ter filhos, ou estar em relacionamentos incertos ou muito novos, ou então com parceiros que se recusavam a ter filhos.

Com isso, os cientistas concluíram que a maioria das mulheres já tinha atingido seus objetivos educacionais e de trabalho na faixa dos 30 anos, mas ainda não tinham encontrado alguém com quem se relacionar de forma estável. Uma mudança social que tem feito as mulheres buscarem por tratamentos em clínicas de reprodução para preservação da fertilidade.

"Este cenário é quase uma realidade comportamental e cultural entre as mulheres de todas as classes sociais no mundo, que não abrem mão de serem mães independentemente do fator que as levam a tal escolha", diz Melissa Cavagnoli, especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.

O importante da busca pelo processo de congelamento de óvulos é o movimento da conscientização das mulheres sobre a relação da idade versus a fertilidade e a qualidade de seus óvulos. "Aos 35 anos, a fertilidade já começa a reduzir drasticamente. A chance mensal de engravidar de forma natural entre os 38 e 40 anos, por exemplo, cai para 10%. Após os 45 anos, essa taxa é de 1%. Mas se a paciente preservou seus óvulos, a chance de gravidez por fertilização in vitro é semelhante à de quando os congelou", explica Cavagnoli.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube