Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Horário do treino influencia no sono? Estudo investiga

Lifemoment/Istock
Imagem: Lifemoment/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/09/2018 12h28

Dominar a arte de uma boa noite de sono depende de diversos fatores como quais alimentos você ingere, quais são suas atividades diárias e quando você se exercita --assunto muito discutido pela ciência.

Recentemente, pesquisadores da University of New England, que testaram os efeitos dos exercícios matinais e vespertinos sobre os níveis de melatonina, hormônio responsável por regular a sonolência.

VEJA TAMBÉM:

Seus resultados, publicados no International Journal of Sports Physiology and Performance, reforçam a alegação de que treinar no final do dia pode dificultar o adormecimento. Isso contraria a simples ideia de que o exercício o deixa cansado e, assim, faz com que você durma melhor. Mas se esse é o único horário que você tem para treinar, não entre em pânico.

A análise foi feita de forma simples. Um grupo de 12 voluntários foi testado em três dias diferentes: um dia sem exercício, um com um treino às 9 da manhã e outro com um treino às 4 da tarde. Todas as sessões duravam o mesmo tempo e tinham a mesma intensidade.

Em cada um desses dias, a melatonina foi medida com um teste de saliva às 20h, 22h e 3h.

Normalmente, os níveis do hormônio do sono começam a subir na hora de dormir, ajudando a desencadear uma diminuição gradual da temperatura corporal e um aumento na sonolência, atingindo um pico por volta das 3h da manhã.

A principal conclusão é que os praticantes da tarde tinham níveis de melatonina mais baixos às 10 da noite e 3 da manhã, em comparação com os exercícios matutinos. Isso, em teoria, significa que os praticantes da tarde terão mais dificuldade em conseguir dormir e permanecer dormindo. Fim da história, certo?

Mais ou menos. Até mesmo os pesquisadores não estão certos de conclusões: a última frase de seu resumo é: “se você tem problemas para pegar no sono, talvez seja preferível praticar atividades físicas pela manhã ou na parte da tarde”. Isso porque a melatonina é apenas um ingrediente na sua equação pessoal do sono e pode não ser o dominante.

Também precisamos considerar os efeitos psicológicos do treino. Você está indo para uma corrida relaxante à noite, ou jogando futebol com muita pressão e cerveja pós-treino? É uma sessão de pilates no fim do dia de trabalho para se livrar de todas as preocupações?

Fatores como esses podem ser muito mais importantes que mudanças sutis nos seus níveis de melatonina, e por isso, a escolha do horário permanece como algo individual.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube