Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas desenvolvem aplicativo que mede pressão arterial

Cerca de 20% das pessoas com hipertensão têm sua condição sob controle - iStock
Cerca de 20% das pessoas com hipertensão têm sua condição sob controle Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

09/09/2018 11h06

Já imaginou medir a pressão por meio de um aplicativo no celular? Se para você a ideia parece distante, o projeto já começou a ser desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA). As evidências foram publicadas no periódico Scientific Reports.

No início deste ano, a equipe de cientistas havia proposto o conceito com a invenção de um app e hardware de pressão arterial. Com a combinação de um smartphone e sensores óticos e de força adicionais, os autores produziram um dispositivo que competia com as leituras de braçadeiras, o padrão na maioria dos ambientes médicos.

Veja também:

"Esse monitoramento onipresente da pressão arterial pode melhorar as taxas de conscientização e controle da hipertensão e, assim, ajudar a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares e mortalidade", afirmou Ramakrishna Mukkamala, um dos autores do estudo.

Embora a hipertensão arterial seja tratável com mudanças no estilo de vida e medicação, apenas 20% das pessoas com o problema têm sua condição sob controle. Esta invenção oferece aos pacientes uma opção conveniente e manter um registro das medições diárias produziria uma média exata. 

"Como o nosso dispositivo original, o aplicativo ainda precisa ser validado em um teste regulamentar padrão”. Mas como não é necessário hardware adicional, acreditamos que o aplicativo pode alcançar a sociedade mais rapidamente.”

Os especialistas acreditam que, se as pesquisas continuarem no ritmo atual, o aplicativo deve estar disponível em 2019.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook - Instagram - YouTube