Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Mentes infratoras se arriscam mais em apostas, diz estudo

skynesher/Istock
Imagem: skynesher/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/09/2018 11h40

Buscando entender melhor a mente das pessoas que quebram regras, um novo estudo mostra uma diferença entre como o risco é entendido pela mente de cidadãos que respeitam as leis e infratores.

Publicada no Journal of Experimental Psychology, a pesquisa contou com participantes norte-americanos que anonimamente relataram tendências criminosas (hábito de quebrar regras) ou não-criminosas de forma voluntária e tiveram duas opções em um jogo: 20 dólares garantidos, ou apostar o dobro ou nada.

Veja também:

A análise descobriu que os indivíduos que apresentaram maiores tendências a quebrar regras escolheram a aposta, mesmo sabendo que existia o risco de não receber nada. 

Da mesma forma, a maioria das pessoas opta por aceitar a oferta inicial, já que consideram que ter algum dinheiro é melhor do que perder tudo.

Quando os testes foram concluídos, os cientistas analisaram a ativação do cérebro por meio de ressonância magnética e descobriram que o comportamento criminoso estava associado a uma maior ativação nos córtices temporais e parietais – áreas cerebrais envolvidas na análise cognitiva e no raciocínio.

No entanto, Valerie Reyna, uma das autoras do artigo, aponta que nem todo raciocínio criminal é igual e, portanto, são necessários maiores avanços na compreensão do comportamento do cérebro humano, para que as descobertas possam ajudar os responsáveis a proteger melhor a sociedade.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube