Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Gripe pode virar pneumonia?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

04/09/2018 04h00

"Eu li que gripe pode virar pneumonia. É verdade? Qual a diferença entre as duas?"

Enquanto a pneumonia é uma infecção do pulmão, a gripe atinge vias aéreas superiores, como nariz, garganta e laringe. Mas o vírus da gripe pode, sim, causar uma pneumonia. O maior exemplo disso é o H1N1, que também ataca o pulmão.

Isso ocorre devido a um excesso de vírus no corpo da pessoa ou até a uma imunidade já fragilizada por algum outro motivo, facilitando a penetração do vírus nas vias aéreas mais profundas. Mas isso não quer dizer que a pneumonia só é causada pelos vírus da gripe. A doença também pode ser provocada por bactérias e fungos.

Veja também:

Ambas as infecções são pegas pelo ar ou pelo contato com gotículas de saliva ou de secreção nasal contaminadas. É por isso que a prevenção costuma ser a mesma: lavagens constantes das mãos e o uso de álcool gel.

Independentemente de qual for a infecção, é importante ficar atento a qualquer sinal de febre alta, tosse, falta de ar ou taquicardia, sinais de pneumonia ou gripes fortes, que necessitam de tratamento especializado.

Fontes: Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia; Alexandre Naime Barbosa, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube