Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Com 78 quilos a menos, ex-participante do MasterChef surpreende seguidores

leomchef/Reprodução Instagram
Imagem: leomchef/Reprodução Instagram

Do UOL VivaBem, em São Paulo

02/09/2018 10h11

Leo Santos, participante da 4ª temporada do programa MasterChef, causou surpresa ao compartilhar fotos comparativas, do antes e depois da perda de peso, nas redes sociais.

Não é a primeira vez que Leo mostra sinais de mudanças físicas aos internautas, mas agora, o cozinheiro resolveu responder às perguntas dos seguidores sobre sua dieta e rotina de treinos.

Veja também:

Em post, ele conta que chegou a pesar 174 quilos, e eliminou cerca de 78 no período de um ano. A transformação, de acordo com o próprio, não foi um processo fácil. Na parte de alimentação, ele seguiu dieta low carb (com baixa ingestão de carboidratos), que se popularizou entre pessoas que querem perder peso.

De acordo com Rosana Radominski*, vice-presidente do Departamento de Obesidade da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), o processo é, sim, eficaz para o emagrecimento, mas o efeito da restrição exagerada não é duradouro.

Além disso, diminuir drasticamente o consumo pode aumentar muito a fome. O macronutriente é essencial para o fornecimento de energia, e cortá-lo da dieta sem acompanhamento profissional pode prejudicar o funcionamento do organismo, especialmente para praticantes de esportes. 

O chef também contou que a prática exercícios físicos tem um papel importante em sua mudança – ele se exercita todos os dias, alternando entre corrida, karatê e musculação.

1 ano. É mais ou menos esse o tempo que separa as duas fotos, e eu devo um monte de respostas pras perguntas de vcs, e tô aproveitando agora! Tava fuçando aqui e achei meu peso antes do @masterchefbr no meu exame demissional, era 174kg (um pouco mais q durante o programa), hj 96kg, essa talvez seja a pergunta que eu mais escuto ultimamente. Não! Tem uma que eu escuto mais! "Como foi que voce fez isso? / qual a sua dieta?" antes de qqr coisa galera eu não sou nutricionista, eu não fui ao nutricionista e nem tive acompanhamento médico (mt menos fiz cirurgia) então qqr coisa q eu disser aqui são dicas de uma pessoa leiga, que podem ou não dar certo com vcs, e antes de tudo recomendo q vcs procurem um profissional pq eu sou meia boca kkk A minha dieta é composta unicamente de proteinas e fibras durante 6 dias por semana, no 7° dia além das proteinas tem uma pequena ingestão de carboidratos, mas bem pequena, alguns vegetais e o mínimo de açucar (40g de chocolate 70% na maior parte das vezes), o corpo precisa disso pra sobreviver, 5 litros de água por dia, uma rotina de exercícios diaria e bem intensa pra quem passou um bom tempo sedentário, são 10km todos os dias, 6h de karate por semana, e um treino também diário criado pelo @marceloescolano que ja começou a dar um bom resultado. Esses dias rolou uma polêmica sobre ser fácil perder peso, e eu posso dizer com certeza absoluta que não é, mas sim, o passo mais importante e também o mais dificil só depende da gente, a decisão de iniciar tudo isso. É um compromisso diario consigo mesmo, é um porre ver todo mundo comendo pizza e vc omelete, de abrir mão de muitas coisas q vc gosta em prol de um objetivo, e durante semanas de dieta super restrita não perder nenhuma grama, e ainda assim continuar. "Ah mas tem q ser milionário pra conseguir" peito de frango, ovo e água é mais barato q x-burguer, pizza, cerveja e refrigerante, e a rua é um otimo lugar pra começar um treino que ja vai tirar completamente seu corpo da rotina e mudar tudo que vc acha impossível conseguir. A decisão de começar tudo isso só cabe a nos mesmos, e não pode e nem deve ser tomada pra agradar os outros, isso tem que ser um compromisso seu com vc msm.

A post shared by Léo Santos | MasterChef 4 (@leomchef)

on

Para evitar prejudicar pessoas com diferentes corpos e estilo de vida, Leo advertiu que não é o profissional certo para auxiliar na perda de peso. “Eu não sou nutricionista, não fui ao nutricionista e nem tive acompanhamento médic, muito menos fiz cirurgia [bariátrica]. Então, qualquer coisa que eu disser aqui, são dicas de uma pessoa leiga, e recomendo que vocês procurem um profissional”, escreveu.

*Fonte consultada em 14/05/2018 na reportagem "Eliminar totalmente os carboidratos pode atrapalhar o emagrecimento"

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube