Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Componente da maconha pode ajudar a combater psicose

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

01/09/2018 16h04

O canabidiol pode ajudar no tratamento da psicose. A afirmação foi feita por cientistas do King's College de Londres (KCL) no Reino Unido e publicada no periódico JAMA Psychiatry.

O canabidiol já provou ter efeitos antipsicóticos. Por exemplo, um ensaio clínico de seis semanas mostrou que alivia os sintomas psicóticos quando tomado em conjunto com medicação antipsicótica. Da mesma forma, um teste de quatro semanas descobriu que o composto é tão eficaz quanto os antipsicóticos tradicionais.

Veja também:

No entanto, os mecanismos neurológicos responsáveis por esse efeito eram desconhecidos - até agora. A nova pesquisa lança luz, aproximando-nos de um possível tratamento baseado em canabidiol para a psicose.

Durante a pesquisa, a equipe examinou os efeitos do canabidiol em 33 participantes do estudo em "alto risco clínico" de psicose, que, embora não diagnosticados com a doença ainda, tinham experimentado episódios psicóticos.

Destes, 16 participantes tomaram uma dose oral única de 600 miligramas de canabidiol, enquanto 17 participantes tomaram um placebo. Os pesquisadores compararam os resultados desses grupos com os de um grupo controle de 19 pessoas que não tinham experimentado psicose.

Usando ressonância magnética funcional, os autores examinaram os cérebros dos participantes enquanto realizavam um teste de memória. Sabe-se que as tarefas de memória ativam três áreas cerebrais tipicamente hiperativas na psicose: o estriado, o córtex temporal medial e o mesencéfalo.

Canabidiol normalizou a atividade cerebral

No grupo de psicose, a atividade cerebral de pessoas que tomaram canabidiol foi menos intensa do que a daqueles que receberam placebo. O composto reduziu a atividade nessas áreas do cérebro para níveis quase normais.

Especificamente, em cada uma das três regiões do cérebro, o nível de ativação após a administração de canabidiol foi intermediário entre a resposta em indivíduos saudáveis que não receberam nenhum medicamento e em pacientes de alto risco clínico que receberam placebo.

"Uma das principais vantagens do canabidiol é que é seguro e parece ser muito bem tolerado, tornando-se, de certa forma, um tratamento ideal. Se bem sucedido, este estudo fornecerá provas definitivas do papel do canabidiol como tratamento antipsicótico e abrirá caminho para uso na clínica ", afirma Sagnik Bhattacharyya, um dos autores do estudo.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube