Topo

Homem perde braço 25 dias após comer frutos do mar crus

Pacientes com sistema imunológico enfraquecido apresentam maior risco de infecção - iStock
Pacientes com sistema imunológico enfraquecido apresentam maior risco de infecção Imagem: iStock

Do VivaBem

29/08/2018 13h46

Um homem sul-coreano de 71 anos teve de amputar seu braço após uma infecção bacteriana adquirida pelo consumo de frutos do mar crus.

Segundo o periódico New England Journal of Medicine, o idoso conta ter sentido febre e dores na mão e no antebraço esquerdos, que começaram a inchar e formar bolhas hemorrágicas do tamanho de bolas de golfe, após 12 horas de uma refeição com sushis e sashimis.

Veja também:

Ele se apresentou no pronto-socorro com os sintomas dois dias depois. Os médicos então o diagnosticaram com uma infecção chamada vibriose causada pela bactéria Vibrio vulnificus. Eles drenaram as bolhas e removeram o tecido infectado antes de prescrever antibióticos ao homem. Mas o tratamento não foi bem-sucedido e úlceras se formaram em sua mão, que começou a apodrecer. O braço precisou ser amputado 25 dias depois da refeição que o contaminou.

O tratamento não foi bem-sucedido e úlceras se formaram em sua mão, que começou a apodrecer - New England Journal of Medicine - New England Journal of Medicine
O tratamento não foi bem-sucedido e úlceras se formaram em sua mão, que começou a apodrecer
Imagem: New England Journal of Medicine

De acordo com os médicos, a V. vulnificus pode causar infecções de pele após a ingestão de frutos do mar contaminados crus, como ostras ou moluscos, ou por expor uma ferida existente à água do mar que contém as bactérias. Pacientes com sistema imunológico enfraquecido, incluindo doença hepática crônica e câncer, apresentam maior risco de infecção e complicações.

No caso do idoso, ele tinha uma história de diabetes tipo 2 e hipertensão e estava em hemodiálise para doença renal terminal. A maioria das pessoas saudáveis pode se recuperar da exposição às bactérias em poucos dias, sem complicações sérias.

Como evitar contaminações desse tipo?

Essa não foi a primeira vez que o consumo de frutos do mar contaminados causou problemas de saúde para alguém. No começo deste ano, um homem na Califórnia, nos Estados Unidos, chegou ao pronto-socorro com um verme de 1,7m, adquirido nos frutos do mar.

Para evitar infecções e contaminações desse tipo, é importante certificar-se de que o alimento tenha sido congelado antes. As temperaturas negativas ajudam a matar possíveis larvas engolidas pelo peixe.

Restaurante japonês, comida japonesa, sushi - iStock - iStock
Essa não foi a primeira vez que o consumo de frutos do mar contaminados causou problemas de saúde para alguém
Imagem: iStock

Além disso, a origem do salmão, por exemplo, deve ser verificada. Quando os animais são criados em cativeiros, eles estão mais sujeitos a carregar infecções e parasitoses.

Observar o local, seja o restaurante ou a peixaria, antes de comer é essencial. Parte da contaminação pode ocorrer durante o transporte e a compra do peixe, mas na cozinha do restaurante é possível conferir se os funcionários lavam as mãos constantemente, se há uma estação exclusiva para o preparo dos sushis e como são as condições de higiene do ambiente.

Por fim, evite delivery de peixe cru, que passa tempo demais exposto a uma temperatura favorável à contaminação durante o transporte. A melhor opção é consumir logo após o preparo e, claro, de preferência que os alimentos ainda estejam gelados.

Veja mais dicas na matéria "11 cuidados que você deve ter na hora de comprar e consumir peixe".

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube