Cansado de respirar mal? Talvez seja a hora de cuidar do que você come

A reeducação alimentar faz bem até para a sua respiração. Uma dieta balanceada pode ser uma boa aliada para ajudar na prevenção e tratamento de doenças respiratórias. Entenda:

Uma dieta balanceada traz menos transtornos para o organismo. Com a ingestão correta e equilibrada de carboidratos, lipídios, proteínas, líquidos e sais minerais, nós restauramos o organismo, permitindo que ele se recupere das agressões que sofreu.

Ao consumir alimentos industrializados em excesso, as substâncias presentes, como os conservantes e corantes, podem desencadear reações inflamatórias no organismo —e, consequentemente, agravar quadros de doenças respiratórias.

Outro aspecto é o ganho de peso, uma das consequências da alimentação desequilibrada, que sobrecarrega o pulmão já que requer mais oxigênio para produção de energia. Além disso, a musculatura das vias respiratórias pode ficar enfraquecida devido ao acúmulo de gordura. No caso de doenças crônicas, nas quais o pulmão já é limitado, a dieta balanceada é altamente recomendada para não sobrecarregá-lo.

O que comer para respirar melhor?

Alguns hábitos são importantes e isso inclui mudanças no cardápio:

Manter-se hidratado, por exemplo, é essencial —a média recomendada é de 2 litros de água por dia, mas o valor pode variar com o tempo seco e a prática de atividades físicas. Também recomenda-se o consumo de frutas ricas em vitamina C, como a acerola e a goiaba, que possuem até uma concentração maior da vitamina do que a laranja e o limão, por exemplo.

É indicado evitar o excesso de alimentos refinados, que podem ocasionar inflamações, e optar pelos integrais.

Abaixo, veja outros nutrientes importantes para a defesa do organismo:

Continua após a publicidade
  • Betacaroteno: pró vitamina A, ele pode ser encontrado em legumes e frutas de cor amarelo alaranjado (cenoura, mamão e abóbora) e em verduras de cor verde escura (couve, brócolis e espinafre);
  • Selênio: que se encontra em quantidade elevada na castanha do Pará;
  • Ômega-3: um ácido graxo essencial, que está presente em grande quantidade na linhaça.

Fontes: Fernando Lundgren, pneumologista e presidente da SBPT [Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia]; e Maria Cristina Gaspar, nutricionista; mestre em Ciências pela UNIFESP e colaboradora da Associação Brasileira de Nutrição [ASBRAN].

*Com matéria publicada em 24/08/2018

Deixe seu comentário

Só para assinantes