Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Sua atenção muda de foco quatro vezes por segundo, sabia?

PeopleImages/Istock
Imagem: PeopleImages/Istock

Do VivaBem, em São Paulo

23/08/2018 20h05

Talvez você não seja uma pessoa tão concentrada quanto pensa. Essa é a nova descoberta de uma equipe de pesquisadores da Princeton University (EUA) e da University of California-Berkeley (EUA), que realizaram testes com macacos e humanos. O estudo, publicado no periódico Neuron, descobriu que a atenção humana muda de foco cerca de quatro vezes por segundo.

A partir dos testes, os pesquisadores puderam entender a relação entre os ritmos cerebrais e o comportamento humano. "A cada 250 milissegundos, você tem a oportunidade de mudar a atenção", disse Ian Fiebelkorn, professor de Princeton e integrante da equipe responsável. De acordo com ele, você não vai necessariamente mudar seu foco para um novo assunto, mas seu cérebro tem a chance de reexaminar suas prioridades e decidir se quer se concentrar em outra coisa.

Veja também:

A percepção, como os cientistas enfatizam, não é “desligada”, e sim alterna entre períodos de maior foco e de consciência mais ampla do momento. “Podemos, pela primeira vez, entender a relação entre os ritmos cerebrais e nosso comportamento. Esta é uma descoberta muito surpreendente, uma vez que esses processos rítmicos são evolutivamente antigos”, afirma Fiebelkorn.

Essa atenção inconsistente deve apresentar uma vantagem evolutiva, sugerem os pesquisadores, já que a concentração excessiva em um único assunto pode permitir que uma ameaça nos pegue de surpresa.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook • Instagram • YouTube