Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Quer um doce? Praticar ritual antes de comer pode ajudar no autocontrole

Com um ritual simples, a sobremesa pode não parecer tão tentadora - iStock
Com um ritual simples, a sobremesa pode não parecer tão tentadora Imagem: iStock

Do VivaBem

23/08/2018 13h21

Ao falar em ritual, com certeza vem alguma referência religiosa ou espiritual à mente. Mas, neste caso, a palavra tem mais a ver com uma forma simples de ter mais autocontrole na hora de se alimentar.

Muitos dos nossos problemas mais incômodos, desde comer em excesso até não poupar o suficiente, têm algo em comum: a falta de autocontrole, ou melhor, a ausência da habilidade que nos dá a capacidade de dizer não a escolhas que são imediatamente gratificantes, mas caras a longo prazo.

Veja também:

Uma pesquisa publicada em junho no periódico Journal of Personality and Social Psychology e realizada por cientistas de Harvard e das universidades da Califórnia, de Alberta e de Chicago testou o poder do ritual justamente no âmbito de comer menos. Para isso, eles recrutaram mulheres que já tinham uma meta de perder peso.

Em cinco dias, metade delas se alimentou normalmente e a outra metade realizou um ritual pré-alimentação de três passos toda vez que comeu alguma coisa: "primeiro, corte sua comida em pedaços antes de comê-la. Segundo, reorganize as peças de modo que elas fiquem perfeitamente simétricas no seu prato. Ou seja, pegue a metade direita do seu prato para ficar exatamente igual à metade esquerda do seu prato. Finalmente, pressione três vezes a comida com o talher. Para estar no estudo, você deve fazer os três passos deste ritual cada vez que come."

Ambos os grupos anotaram exatamente o tipo e a quantidade de alimentos ou bebidas que consumiram. Ao analisarem os resultados, os cientistas descobriram que as participantes que promulgaram o ritual consumiram menos calorias (cerca de 1.424 calorias por dia, em média) em comparação com aquelas que estavam conscientes sobre sua alimentação (que consumiram cerca de 1.648).

Aquelas que realizaram o ritual também comeram menos gordura e menos açúcar. Mas apesar de ter ajudado as mulheres na perda de peso, curiosamente, no final do estudo, as participantes disseram que achavam que o ritual não era muito útil e relataram que provavelmente não o continuariam.

"A pesquisa em psicologia descobriu que quando nos vemos engajados em um ritual, codificamos esse comportamento como um sinal de que somos pessoas com autocontrole. E graças a esse autocontrole, escolhemos a maçã (ou cenoura) sobre o chocolate e, assim, reduzimos nossa ingestão calórica", explica Francesca Gino, uma das autoras do estudo.

De acordo com Gino, no início, esses rituais podem parecer uma perda de tempo. "No entanto, como nossa pesquisa sugere, eles são bastante poderosos. Mesmo quando não estão inseridos em anos de tradição, rituais simples podem nos ajudar a construir disciplina pessoal e autocontrole."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube