Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Você prefere médico homem ou mulher? Gênero faz diferença no tratamento

Segundo os cientistas, pode ser que as mulheres se sintam mais à vontade para conversar com as médicas - Getty Images
Segundo os cientistas, pode ser que as mulheres se sintam mais à vontade para conversar com as médicas Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

20/08/2018 17h00

O gênero do seu médico pode ser uma questão de vida ou morte, de acordo com um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que as taxas de mortalidade de homens e mulheres eram menores quando o médico era do sexo feminino. E as mulheres que foram tratadas por médicos do sexo masculino eram as menos propensas a sobreviver.

Publicada no periódico Proceedings of National Academy of Sciences, a pesquisa analisou dados de mais de 580.000 pacientes cardíacos internados por mais de 20 anos em pronto-socorros na Flórida, nos Estados Unidos.

Veja também:

Apesar dos resultados, os autores do estudo pedem cautela na interpretação dos resultados, e observam que se pode apenas especular sobre as razões pelas quais os pacientes do sexo feminino tiveram melhor sobrevida ao serem tratados por mulheres médicas.

Segundo os cientistas, pode ser que as mulheres se sintam mais à vontade para conversar com as médicas. Ou pode ser que os médicos que são mulheres estejam mais focados nos sintomas únicos das doenças cardíacas em mulheres, ou que sejam, na verdade, apenas melhores comunicadores e mais rápidos em captar sugestões de pacientes em comparação com os médicos do sexo masculino.

"Eu hesito em dizer que as mulheres devem evitar os médicos do sexo masculino ou as pessoas devem se concentrar em obter um único tipo de médico, porque isso circunda a questão", diz Brad Greenwood, principal autor e professor associado de ciências da informação e decisão da Universidade de Carlson School of Management de Minnesota. "Os pacientes devem certificar-se de que estão sendo levados a sério e de serem fortes defensores da doença."

Don Barr, professor da Stanford Medical School, afirma que os médicos do sexo masculino são conhecidos por interromper os pacientes constantemente. Em um estudo, os médicos do atendimento primário feminino esperaram uma média de três minutos antes de interromper um paciente. Os médicos do sexo masculino esperaram uma média de 47 segundos.

"Os pacientes não só querem que você cuide deles em termos de fazer o diagnóstico correto, eles também querem se sentir ouvidos, e uma grande parte dos cuidados de saúde é a peça de comunicação", explica Nieca Goldberg, cardiologista e diretora médica do Centro Joan H. Tisch para a Saúde da Mulher da NYU Langone.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube