Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Por que algumas músicas dão mais vontade de dançar? Neurologia explica

Sons mais graves parecem animar mais as pessoas a dançarem - iStock
Sons mais graves parecem animar mais as pessoas a dançarem Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2018 11h28

Música é algo presente desde o começo da sociedade. Mas mesmo sendo algo tão natural ao ser humano, por que algumas músicas nos fazem querer dançar mais do que outras? A ciência chegou a uma explicação.

Pesquisadores australianos publicaram um estudo no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) analisando a fisiologia do cérebro quando voluntários ouviam música.

Veja também:

Eles já sabiam que, tipicamente, as pessoas costumam se movimentar em músicas com uma batida pulsante, pois conseguem bater os pés ou balançar a cabeça no ritmo.

Por meio de um eletroencefalograma, eles executaram dois tipos de músicas: um ritmo regular e outra mais complexa, com variação de tons mais baixos (130 Hz) ou mais altos (1236.8 Hz).

Ao analisar o resultado dos exames percebeu-se que a atividade do córtex cerebral era melhorada quando a batida percebida tinha mais sons graves, o que estimula as pessoas a se movimentarem durante a música. Por isso que normalmente os instrumentos mais graves, como o baixo ou a bateria, são usados para criar a fundação do ritmo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube