Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Você será a mesma pessoa em 50 anos? Estudo responde

Do VivaBem, São Paulo

18/08/2018 13h21

Você já se imaginou conversando com sua versão mais jovem? Sabemos que conforme envelhecemos temos experiências diferentes e que nos levam a ter uma visão do mundo diferente. Mas será que a personalidade também muda?

Um grupo de psicólogos da Universidade de Houston se perguntou isso e conseguiu analisar essas mudanças em um estudo com 1795 pessoas que foram entrevistadas com um intervalo de 50 anos --dos 16 aos 66 anos. E a resposta é que sim, a personalidade pode mudar, mas não tanto assim.

Veja também:

Como foi feito o estudo?

Os cientistas avaliaram cinco traços de personalidade considerados mais relevantes: conscienciosidade (ver-se como alguém confiável), agradabilidade (ver-se como alguém com consideração e amabilidade com os outros), abertura a novas experiências, extroversão e estabilidade emocional. São as combinações e o peso desses cinco itens que formam a personalidade.

De acordo com os especialistas, as mudanças foram consistentes: quem era mais consciencioso --ou seja, mais responsável e cuidadoso -- durante a juventude, seguiu desse modo ao longo da vida adulta. Mas, de modo geral, essa característica, assim como a agradabilidade e a estabilidade emocional, foi adquirida por quase todas as pessoas.

No entanto, os cientistas perceberam que algumas pessoas acabaram mudando de forma mais mal adaptada e até mesmo nociva do que outros.

No fim, os especialistas perceberam que a personalidade é algo ao mesmo tempo estável, mas também maleável, ou seja, ela muda, mas de forma consistente, já que as pessoas amadurecem com o passar da idade.

Houve também mudanças na forma como homens e mulheres mudam suas personalidades, por mais que as taxas de mudanças fossem semelhantes.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube