Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Estresse durante a gravidez pode causar distúrbios de humor às filhas

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

18/08/2018 16h51

A superproteção em torno de uma grávida é comum: sempre se indica que elas não passem vontades, muito menos que fiquem estressadas. E pelo menos sobre a última recomendação a ciência assina embaixo, principalmente se você está esperando uma menina.

Tanto que um novo estudo mostrou que o estresse das mães pode desencadear um comportamento ansioso ou depressivo nas suas filhas.

Veja também:

Os estudiosos Universidade de Saúde e Ciência do Oregon e Universidade da Califórnia mediram o cortisol de 70 gestantes quatro vezes no começo, meio e final da gestação e os bebês foram analisados a respeito de sua conectividade funcional do cérebro por meio de ressonâncias magnéticas. As mães depois responderam questionários sobre o comportamento dos bebês com dois anos de idade.

Percebeu-se que níveis de cortisol mais altos durante a gravidez de meninas foram associados a alterações na conectividade funcional do cérebro nos recém-nascidos, afetando como as regiões do cérebro se conectam. Essas alterações foram acompanhadas, dois anos adiante, por comportamentos ansiosos e depressivos.

Já as mulheres que tiveram meninos não tiveram uma relação tão alta entre estes fatores. Para os especialistas, isso pode ajudar a explicar porque transtornos de humor são duas vezes mais comuns em mulheres do que em homens.