Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Sintomas de doença renal crônica podem ser amenizados com exercícios

O treino regular reduziu em 17% sintomas de doença renal, como falta de ar, coceiras e fadiga - Istock
O treino regular reduziu em 17% sintomas de doença renal, como falta de ar, coceiras e fadiga Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

16/08/2018 16h13

A doença renal crônica atinge 10% da população mundial, com 100 mil pessoas precisando de diálise só no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Os pacientes que possuem a doença sofrem com fadiga, mal-estar, perda de apetite, pressão alta, excesso de urina, coceiras, perda de peso e outros sintomas que perturbam o dia a dia. A boa notícia é que, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Clinical Kidney Journal, são necessárias apenas 12 semanas de exercícios aeróbicos e de força (musculação) para reduzir os desagradáveis sintomas da doença e até mesmo o nível de fadiga nos pacientes.

Veja também:

Os pesquisadores da Universidade de Leicester (Inglaterra) dividiram 36 pacientes com doença renal crônica em dois grupos. O primeiro grupo realizou atividades aeróbicas, como caminhar e andar de bicicleta. O segundo realizou, além do aeróbico, um treinamento de força. Os exercícios foram executados três vezes por semana e a dificuldade aumentava à medida que os voluntários se recuperavam e se fortaleciam.

Os sintomas foram medidos usando um questionário específico desenvolvido pela equipe. Os participantes do teste classificaram, em uma escala de 0 a 5, a frequência e o impacto de 11 sintomas diferentes em suas vidas.

Em ambos os grupos, o número total de sintomas foi reduzido em 17%, com grandes melhorias na fadiga. A realização de exercício aeróbico reduziu a falta de ar e coceiras, enquanto a prática da musculação proporcionou um aumento na força e potência muscular. Os pacientes também relataram menos espasmos musculares, fraqueza e episódios de rigidez.

Junto com melhorias na aptidão física e reduções nos sintomas, o exercício também tem outros benefícios favoráveis para pessoas com doença renal crônica, como a melhora da pressão arterial, colesterol e controle do diabetes. No entanto, o acompanhamento médico é essencial para os que sofrem com a doença e querem começar ou aumentar a frequência de uma rotina de treinos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube