Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Casamento com brigas frequentes aumenta chances de problemas no intestino

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

16/08/2018 13h16

Uma relação repleta de episódios de desentendimentos obviamente não faz bem para a saúde mental dos pares, mas parece que brigas frequentes também podem levar a problemas intestinais.

Um estudo publicado recentemente no periódico Psychoneuroendocrinology e realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas casadas que brigam demais são mais propensas a sofrer de síndrome do intestino permeável. Nessa síndrome, o revestimento do intestino se torna mais permeável, permitindo a liberação de alimentos parcialmente digeridos e bactérias na corrente sanguínea.

Veja também:

Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 43 casais saudáveis e os entrevistaram sobre seus relacionamentos. Os participantes, que tinham entre 24 e 61 anos, estavam casados ??há pelo menos três anos. Depois, essas pessoas foram incentivadas a discutirem e tentar resolver um conflito que provavelmente provocaria forte discordância --os tópicos delicados incluíam dinheiro e sogros.

Os pesquisadores filmaram as interações por 20 minutos e depois observaram como os casais brigavam. Eles categorizaram seus comportamentos de luta verbais e não-verbais, com especial interesse em hostilidade. Em seguida, os pesquisadores compararam o conteúdo do sangue dos participantes antes e depois dessas discussões.

No resultado, homens e mulheres que demonstraram comportamentos mais hostis durante as discussões tiveram níveis mais altos de um biomarcador para a proteína relacionada ao intestino permeável. A evidência desse problema no intestino foi ainda maior nos participantes que tiveram interações particularmente hostis com seu cônjuge e um histórico de depressão ou outro transtorno do humor.

A relação entre o cérebro e o intestino

"O estresse conjugal é um estresse particularmente forte, porque seu parceiro é tipicamente seu principal apoio e, em um casamento conturbado, seu parceiro se torna sua principal fonte de estresse", explica a principal autora do estudo, Janice Kiecolt-Glaser.

Segundo ela, os resultados foram piores em quem já sofria de transtornos psicológicos porque, nesses casos, as pessoas são mais vulneráveis. "Depressão e um casamento ruim: isso realmente piorou as coisas", conta Kiecolt-Glaser. "Isso pode refletir vulnerabilidades psicológicas e fisiológicas persistentes entre pessoas que sofreram de depressão e outros transtornos de humor."

Michael Bailey, coautor do estudo, afirma que existe um elo estabelecido entre estresse, sistema nervoso simpático e mudanças nos micróbios no intestino. "Com o intestino permeável, as estruturas que são geralmente boas em manter o intestino grosso no lugar --o alimento parcialmente digerido, bactérias e outros produtos-- se degradam e essa barreira se torna menos eficaz", diz ele.

As bactérias no sangue que aumentam a inflamação podem contribuir potencialmente para uma saúde mental precária, criando um ciclo preocupante, explica Bailey.

Os pesquisadores apontam que a inflamação aumenta com a idade e que, como a média de idade neste estudo foi de 38, talvez os resultados sejam ainda maiores em idosos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube