Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher descobre que tem lente de contato há 28 anos dentro do olho

A lente estava na parte superior da pálpebra - Sirjhun Patel/BMJ Case Reports
A lente estava na parte superior da pálpebra Imagem: Sirjhun Patel/BMJ Case Reports

Do VivaBem

15/08/2018 10h50

Lentes de contato podem ser bem irritantes quando se deslocam dentro do olho, mas imagine ficar com uma escondida na pálpebra por quase três décadas. Foi o que aconteceu com uma mulher no Reino Unido. O caso foi publicado no periódico BMJ Case Reports na última sexta-feira (10).

Surpreendentemente, a mulher de 42 anos ficou com o olho ligeiramente inchado e caído por seis meses antes de ir ao Departamento de Oftalmologia no NHS Tayside, na cidade de Dundee, na Escócia.

Quando os médicos fizeram uma ressonância magnética para ver o que havia acontecido, encontraram um pequeno cisto com cerca de 6 milímetros de diâmetro e marcaram uma cirurgia para removê-lo.

Veja também:

"Durante a cirurgia, um cisto encapsulado foi encontrado dentro do tecido mole superior ao fórnice superior", explicaram os pesquisadores no artigo. "Não havia sinais para sugerir lesão prévia da pálpebra ou do tarso. Na remoção, o cisto se rompeu e uma lente de contato dura foi extraída."

A surpresa dos médicos foi ainda maior ao descobrirem que a mulher não usava lentes de contato por décadas. Quem revelou o mistério foi justamente a mãe da paciente: "Ela lembrou que a filha tinha uma história de trauma na pálpebra superior esquerda quando criança", explicaram os pesquisadores.

A paciente, que usava uma lente de contato, foi atingida no olho esquerdo com uma peteca enquanto jogava badminton aos 14 anos. Na época, a lente desapareceu e ela supôs que o objeto tinha sido perdido.

Mas em vez disso, parece que a lente ficou presa em sua pálpebra por 28 anos.

Segundo os pesquisadores, deve ter havido algum inchaço, que desapareceu pouco tempo depois, evitando que a família suspeitasse que a lente ainda estivesse no olho.

Desde aquela época, a paciente parou de usar lentes, então a equipe inferiu que o objeto surgiu justamente daquele jogo fatídico de badminton.

De acordo com os médicos, agora os oftalmologistas têm uma boa razão para verificarem corretamente os olhos dos pacientes após traumas na região.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube