Topo

Adeus, jejum! Tomar café da manhã antes de treinar ajuda no emagrecimento

Istock
Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

15/08/2018 13h46

Algumas pessoas pulam a primeira refeição do dia e praticam exercícios físicos com o estômago vazio para evitar enjoos. Outras, apostam no jejum intermitente ou até no aeróbico em jejum, método que se popularizou no último ano. Independente do seu motivo, se alimentar antes do treino pode impedir que você se sinta fraco e até potencializar o emagrecimento, de acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Physiology.

Liderada pela University of Bath, a pesquisa mostrou que uma alimentação balanceada antes do exercício pode preparar o corpo para queimar carboidratos durante a prática e digerir mais rapidamente os que foi ingerido. Ótima notícia para quem busca eliminar alguns quilos, né?

Veja também:;

O teste foi feito com dois grupos de homens que pedalaram durante uma hora: o primeiro, formado por pessoas que estavam em jejum, e o segundo, por pessoas que consumiram mingau duas horas antes do exercício. 

Após um descanso de três horas, os pesquisadores testaram os níveis de glicose no sangue e os níveis de glicogênio muscular dos 12 participantes. O resultado indicou uma melhor digestão e queima de carboidratos – não provenientes da última refeição – nos voluntários que haviam se alimentado.

"Este estudo sugere que, pelo menos após um único exercício (o ciclismo), comer o café da manhã antes do exercício pode ser benéfico para o corpo em vários níveis", diz Rob Edinburgh, co-autor da análise.

"No entanto, há uma clara necessidade de mais pesquisas analisando o efeito do que comemos antes dos exercícios sobre os resultados de saúde, mas com participantes com sobrepeso que podem estar sob maior risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares", afirma Edinburgh.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook • Instagram • YouTube