Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saiba o que é hérnia de disco, que afastou Dony de Nuccio do "Jornal Hoje"

Dony De Nuccio está de licença médica - Reprodução/Globo
Dony De Nuccio está de licença médica Imagem: Reprodução/Globo

Do VivaBem

14/08/2018 12h45

O jornalista Dony De Nuccio explicou na noite de segunda-feira (13) em seu Instagram que se afastou da bancada do "Jornal Hoje" por causa de uma hérnia de disco. No post, o apresentador conta que há três semanas sentiu muita dor, que o fez ir ao hospital. "Desde então, estava tomando injeção a cada dois dias e remédios fortíssimos para conseguir trabalhar. Não dava pra continuar assim. E sem repouso, não teria reabilitação", lembra.

O problema já é um velho conhecido dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,4 milhões de pessoas sofrem com a doença.

O médico Roberto Debski, especialista em Medicina Integrativa, explica que o problema surge quando o disco que fica entre as vértebras e serve como amortecedor, ou proteção para evitar um trauma entres elas, sofre alguma lesão. "A grosso modo, essa espécie de 'almofadinha' entre as vértebras se desloca, comprimindo a medula e as estruturas nervosas e causando dor".

Veja também:

Além de questões genéticas, o problema pode ser causado pela má postura, sedentarismo e obesidade. Atividades que forçam a coluna também podem degenerar o disco.

Entre os sintomas estão dor na região cervical e lombar. "Quando é uma hérnia cervical, geralmente a dor é no pescoço e irradia para o braço. Já quando é uma hérnia lombar, a tendência é irradiar para a perna", explica.

Tratamento nem sempre é cirúrgico

Na maioria dos casos, o incômodo é aliviado com mudanças de postura e medicações. "A tendência são os médicos aplicarem tratamentos clínicos, como medicações, fisioterapia, acupuntura, ou RPG (Reeducação da Postura Global)", diz Debski. Mas eles também podem aconselhar a prática de natação, hidroterapia, ou ainda o uso de fitoterapia e homeopatia. "São várias ações que, se feitas em conjunto, podem ajudar bastante o paciente", explica. Mais de 80% dos casos costumam melhorar apenas com esses cuidados mais simples.

Entretanto, quando o quadro não é controlado, o médico avalia a necessidade de cirurgia. Neste caso, o cirurgião faz uma pequena incisão e retira a hérnia.

No geral, atentar-se para a prevenção é essencial. Mesmo após a cirurgia, dependendo do grau da hérnia que a pessoa possui, de acordo com Debski, não poderá mais carregar tanto peso, além de ser aconselhável parar de praticar esportes de impacto, como corrida, que sobrecarregam a coluna.

E para quem nunca teve hérnia, para evitar o desgaste do disco da coluna, a melhor estratégia é praticar atividades físicas regularmente e prestar atenção na postura.

Fonte ouvida para a matéria Dor após os exercícios? Investigue se não é hérnia, como no caso de ex-BBB, do dia 31/03/21017

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube