Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O tipo de cueca que você usa pode reduzir seu número de espermatozoides

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

10/08/2018 16h30

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a infertilidade afeta 60 a 80 milhões de casais em todo o mundo. Em 40% a 50% dos casos, a infertilidade é masculina. Vários fatores podem prejudicar a qualidade do esperma de um homem, como genes, tabagismo, histórico de infecções sexualmente transmissíveis e consumo excessivo de álcool.

Há também a crença popular de que o tipo de cueca que os homens usam pode ter um impacto. Para saber se isso é verdade, cientistas da Harvard TH  Chan  School of Public  Health decidiram examinar a influência de diferentes roupas íntimas na fertilidade masculina.

Leia também:

Publicada no periódico Human Reproduction, a pesquisa liderada pela Dra. Lidia Mínguez-Alarcón examinou 656 homens com idade entre 18 e 56 anos que não tinham histórico de vasectomias e estavam procurando tratamento para infertilidade no Massachusetts General Hospital, em Boston.

Os voluntários forneceram amostras de sêmen e sangue aos pesquisadores e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa íntima que costumavam usar. No geral, mais de 50% dos homens afirmaram usar cueca boxer. Os exames mostraram que essas pessoas possuíam uma concentração de espermatozoides 25% maior do que os homens que disseram não usar este tipo de cueca.

Além disso, aqueles que relataram frequentemente utilizar cueca boxer tinham nível sérico de hormônio folículo-estimulante 14% menor, o que impulsiona a produção de esperma.

A autora explica que o estudo se diferencia de outros que abrangem o mesmo tema. "Fomos capazes de investigar a relação potencial entre o tipo de roupa íntima usada e os indicadores da função testicular, como os níveis hormonais reprodutivos”, afirma Mínguez-Alarcón.

"No entanto, essa hipótese requer confirmação por mais pesquisas", adverte. Além disso, como os cientistas mencionam, os resultados não podem ser generalizados para todos os homens, já que participantes do estudo estavam buscando tratamento para a infertilidade.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube