Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Exercício físico é eficaz para o combate ao vício em cocaína, diz ciência

Istock
Imagem: Istock

Do VivaBem

10/08/2018 10h31

Diversas pesquisas apontam o exercício como uma poderosa arma contra problemas de saúde e forma eficaz de quebrar hábitos ruins. Agora, um estudo liderado pela Universidade de Buffalo mostrou que o exercício pode ajudar a prevenir recaídas na dependência de cocaína.

"O vício em cocaína é frequentemente caracterizado por ciclos de recuperação e recaída, com estresse e emoções negativas, muitas vezes causadas pela própria abstinência", explica o pesquisador Peter Thanos.

Veja também:

Usando modelos animais, Thanos descobriu que o exercício aeróbico regular (uma hora em uma esteira, cinco vezes por semana) diminui o comportamento de procura de cocaína induzida pelo estresse.

Pessoas viciadas em cocaína alteraram as respostas neurais, comportamentais e fisiológicas ao estresse. De acordo a análise, o exercício físico pode alterar a via da dopamina mesolímbica do cérebro, que está ligada às propriedades recompensadoras de drogas como a cocaína --tornando o esporte uma substituição saudável.

Além disso, o exercício tem mostrado reduzir os hormônios do estresse e elevar o humor, o que poderia ajudar a aliviar a ansiedade e as emoções associadas à abstinência.

"Os resultados sugerem que a prática é eficaz para o processo de recuperação, mas ainda são necessárias mais pesquisas para ver se esses resultados também são verdadeiros para outras drogas que causam dependência."

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube