Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Beber compulsivamente pode causar doenças cardiovasculares, diz pesquisa

Istock
Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

10/08/2018 12h22

Se os drinques alcoólicos são parte integral da sua rotina, é hora de repensar os hábitos. 

Uma pesquisa feita por Mariann Piano, diretora de pesquisa Vanderbilt University School of Nursing, aponta que jovens adultos que possuem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas em excesso são mais propensos a ter fatores de risco cardiovasculares como pressão alta, colesterol e açúcar no sangue.

O estudo, publicado no Journal of American Heart Association, também encontrou diferenças em como o consumo excessivo afeta homens e mulheres. Os resultados dos testes mostraram que homens habituados a beber possuíam pressão arterial sistólica mais alta (a força nos vasos sanguíneos quando o coração bate) e mudanças colesterol, fatores que contribuem para doenças cardiovasculares. Já para as mulheres, as consequências foram níveis elevados de açúcar no sangue.

Veja também:

Ao relatar suas descobertas, os pesquisadores afirmaram que as pessoas precisam estar cientes de que o consumo excessivo pode ter consequências além do imediato. "O risco vai além do baixo desempenho acadêmico ou profissional, e pode aumentar o risco de lesões acidentais", disse ela.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube