Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Google Glass ajuda crianças com autismo a reconhecer expressões faciais

O óculos inteligente ajudou crianças com autismo a reconhecer emoções interagindo com as pessoas ao seu redor - Divulgação/Stanford University
O óculos inteligente ajudou crianças com autismo a reconhecer emoções interagindo com as pessoas ao seu redor Imagem: Divulgação/Stanford University

Do VivaBem

02/08/2018 10h30

Um dos principais traços de quem tem o transtorno do espectro autista, ou TEA, é a dificuldade na comunicação e na interação social. Mas em um estudo piloto, crianças com autismo conseguiram melhorar suas habilidades sociais usando um aplicativo de smartphone emparelhado com o óculos inteligente Google Glass.

O teste foi realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Na nova terapia, o óculos é equipado com uma câmera para registrar o campo de visão do usuário, além de uma tela pequena e um alto-falante. À medida que a criança interage com os outros, o aplicativo identifica e nomeia suas emoções por meio do orador ou da tela do Google Glass. Após um a três meses de uso regular, os pais relataram que as crianças fizeram mais contato visual e se relacionaram melhor com os outros.

Veja também:

Os pesquisadores nomearam a nova terapia "Superpower Glass", para ajudar a torná-la atraente para as crianças. Ela se baseia na análise do comportamento aplicado, um tratamento de autismo, no qual um clínico ensina o reconhecimento de emoções usando exercícios estruturados, como cartões de memória, representando rostos com diferentes emoções. Embora a análise comportamental aplicada tradicional ajude as crianças com autismo, ela tem limitações: deve ser realizada individualmente por terapeutas treinados, os cartões de memória nem sempre conseguem captar toda a gama de emoções humanas e as crianças podem ter dificuldade em transferir o que aprendem suas vidas diárias. O óculos, no entanto, mostrou-se mais funcional.

Oito expressões faciais

Em geral, as crianças em desenvolvimento aprendem a reconhecer emoções interagindo com as pessoas ao seu redor. Para crianças com autismo, é diferente. "Elas não aprendem essas coisas sem tratamento direcionado", diz o principal autor do estudo, Dennis Wall, professor associado de pediatria e de ciência de dados biomédicos.

A equipe de Wall decidiu tentar usar os princípios de análise comportamental aplicada de uma maneira que traria pais e situações cotidianas ao processo de tratamento. Eles criaram um aplicativo de smartphone que reconhece oito expressões faciais: felicidade, tristeza, raiva, repulsa, surpresa, medo, neutro e desprezo. O aplicativo foi treinado com centenas de milhares de fotos de rostos mostrando as oito expressões, e também tinha um mecanismo para permitir que as pessoas envolvidas no estudo o calibrassem para suas próprias faces "neutras", se necessário.

No estudo, 14 famílias testaram a configuração do Superpower Glass em casa por uma média de 10 semanas cada. Cada família tinha um filho entre as idades de 3 e 17 anos com um diagnóstico de autismo clinicamente confirmado.

O aplicativo ajuda no reconhecimento de oito expressões faciais: felicidade, tristeza, raiva, repulsa, surpresa, medo, neutro e desprezo - iStock - iStock
O aplicativo ajuda no reconhecimento de oito expressões faciais: felicidade, tristeza, raiva, repulsa, surpresa, medo, neutro e desprezo
Imagem: iStock

As famílias usaram a terapia por pelo menos três sessões de 20 minutos por semana. No início e no final do estudo, os pais preencheram questionários para fornecer informações detalhadas sobre as habilidades sociais de seus filhos. Em entrevistas, pais e filhos também deram feedback sobre como o programa funcionava para suas famílias.

Os pesquisadores projetaram três maneiras de usar o programa de reconhecimento facial: em "brincadeiras livres", as crianças usam o Google Glass enquanto interagem ou brincam com suas famílias, e o software fornece ao usuário uma pista visual ou auditiva cada vez que reconhece uma emoção.

Boas críticas das famílias

As famílias disseram aos pesquisadores que o sistema era envolvente, útil e divertido. As crianças estavam dispostas a usar o Google Glass, e os aparelhos resistiram ao uso e desgaste de crianças.

Doze das 14 famílias disseram que seus filhos fizeram mais contato visual depois de receber o tratamento. Alex, 9, por exemplo, começou a perceber que os rostos das pessoas contêm pistas sobre seus sentimentos. "Ele me disse: 'Mamãe, eu posso ler mentes!'", disse Donji Cullenbine, sua mãe. "Meu coração apertou. Eu gostaria que outros pais tivessem a mesma experiência."

A pontuação média das crianças no SRS-2, um questionário preenchido pelos pais para avaliar as habilidades sociais das crianças, diminuiu 7,38 pontos durante o estudo, indicando sintomas menos graves de autismo. Mas os resultados devem ser interpretados com cautela, uma vez que o estudo não tinha um grupo de controle, afirma Wall. No entanto, as descobertas são promissoras, acrescenta ele.

Os comentários dos pais em entrevistas ajudaram a ilustrar as melhorias. "Os pais disseram coisas como 'um interruptor foi invertido; meu filho está olhando para mim'. Ou 'De repente, o professor está me dizendo que meu filho está se engajando na sala de aula'. Foi realmente emocionante e superencorajador para nós ouvirmos", conta Wall.

Sua equipe está atualmente realizando um estudo maior e randomizado da terapia. Além disso, eles também planejam testar o óculos em crianças que acabaram de ser diagnosticadas com autismo e estão em uma lista de espera para tratamento. A Universidade de Stanford entrou com um pedido de patente para a tecnologia.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube