Topo

Pratos menores não fazem você comer menos, revela estudo

O tamanho do prato não importa tanto quanto pensamos - Getty Images
O tamanho do prato não importa tanto quanto pensamos Imagem: Getty Images

Do VivaBem

31/07/2018 12h58

A velha história de que servir a comida em um prato menor engana o cérebro e faz você comer menos não necessariamente funciona, de acordo com um novo estudo. Publicado no volume de setembro do periódico Appetite, o artigo sugere que quando as pessoas são privadas de comida, elas têm mais probabilidade de identificar um tamanho de porção com precisão, não importa como ela é servida.

A ideia de comer em pratos menores é baseada na "ilusão de Delbouef", que prevê que as pessoas identificarão os tamanhos de maneira diferente quando forem colocados dentro de um objeto maior ou menor. A medida que o círculo exterior aumenta, a percepção é de que o círculo interior fica menor.

Leia também:

Aplicada aos pratos que usamos no dia a dia, até que faz sentido: quanto maiores eles são, menor parece a porção de comida. Os pratos grandes podem fazer com que a quantidade de comida pareça menor, e os pequenos podem nos levar a calcular mal e pensar que a mesma quantidade é mais do que é.

"Mas o tamanho do prato não importa tanto quanto pensávamos", alerta Tzvi Ganel, autor do estudo e chefe do Laboratório de Percepção Visual e Ação no Departamento de Psicologia da Universidade Ben-Gurion do Neguev, no Israel. "Mesmo que você esteja com fome e não tenha comido, ou esteja tentando reduzir o consumo de porções, uma porção parece similar, quer ela preencha um prato menor ou esteja cercada por um espaço vazio em um maior."

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que não comiam há pelo menos três horas eram mais propensas a identificar as proporções de pizza colocadas em bandejas maiores e menores do que as que haviam comido recentemente.

Mas isso só funcionou quando aplicado à comida. Ambos os grupos eram similarmente imprecisos quando solicitados a comparar o tamanho de círculos pretos e de calotas colocadas dentro de círculos de tamanhos diferentes. Segundo os pesquisadores, isso indica que a fome estimula um processamento analítico mais forte que não é tão facilmente enganado pela ilusão.

"Na última década, os restaurantes e outras empresas de alimentos têm usado pratos cada vez menores para se adaptarem à percepção de que reduzirá o consumo de alimentos", diz Ganel. "Este estudo desmascara essa noção. Quando as pessoas estão com fome, especialmente quando fazem dieta, elas são menos propensas a serem enganadas pelo tamanho do prato, mais propensas a perceber que estão comendo menos e a comer demais mais tarde."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube