Topo

No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor


No supermercado

Dicas para você levar para casa o melhor pão de forma

Marcia Albuquerque/VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/VivaBem

Thais Szegö

Colaboração para o VivaBem

30/07/2018 04h00

É difícil encontrar uma casa no Brasil que não tenha ao menos uma embalagem de pão industrializado. E isso não é apenas impressão, foi comprovado por pesquisas.

Um levantamento recente realizado pela Kantar World Panel, empresa especializada em análise do comportamento de mercado, a pedido da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), mostrou que esse produto está presente em 73,6% dos lares do país. Desse montante, 76,6% correspondem aos pães fatiados. Para suprir essa procura, os supermercados oferecem diversas opções. Você sempre olha, olha, olha e tem dúvida de qual é melhor comprar? Reunimos algumas dicas importantes que vão facilitar sua escolha.

Fique atento à integridade do invólucro
Os pacotes são muito similares, por isso o que importa é checar se ele está intacto, sem furos ou rasgos. Veja também se o lacre está bem fechado, sem sinais de já ter sido aberto.

Confira a aparência geral do produto
Outro detalhe importante é analisar o aspecto do alimento em geral. Veja se ele está com aparência e consistência normais e se não está amassado, o que pode dar sinais de que não foi transportado da maneira ideal.


No geral, estão disponíveis pães de forma com ou sem casca, light e com ingredientes extras, como a farinha de milho e coco

Opte pelo produto que mais agrada sua família
Em termos de composição não há muita diferença entre eles, por isso o que conta mesmo nesse momento é o gosto pessoal.

Está de olho na balança? Prefira os lights
Esse termo se refere à retirada de pelo menos 25% da quantidade de algum ingrediente do produto. No caso do pão de forma costuma estar relacionada às gorduras e aos carboidratos (açúcares), o que garante uma quantidade reduzida de calorias.

Busca novos sabores? Aposte nas versões com ingredientes diferenciados
Os encontrados com mais frequência são os pães com milho e coco. No primeiro caso a farinha de trigo é substituída pela de milho, mas elas são nutricionalmente similares, por isso não há diferenças consideráveis no produto final. Já no pão com coco, as alterações nutricionais dependem da quantidade desse ingrediente adicionado à massa. Mas nesse caso também não costuma haver diferenças consideráveis na tabela nutricional.

Confira a data de validade
O prazo de vencimento do pão de forma não costuma ser tão longo quanto o de muitos outros alimentos. Portanto, cheque sempre a data de validade, para não correr o risco de comprar um produto que vai vencer daqui quatro ou cinco dias.

Informação nutricional

Versão tradicional
? Porção de 50 g (2 fatias)
? Valor energético: 126 calorias
? Carboidratos: 25 g
? Gorduras totais: 0,9 g
? Fibra 1,2 g
? Sódio 182 mg

Versão light
? Porção de 50 g (2 fatias)
? Valor energético: 119 calorias
? Carboidratos: 23 g
? Gorduras totais: 0,6 g
? Fibra 1,4 g
? Sódio 216 mg

Fonte: Carlos Wanderlei Piler Carvalho, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

No supermercado