Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Esportes de contato aumentam riscos de demência e Parkinson em atletas

Praticar esportes de contato aumenta as chances da doença de Lewy, que está associada ao Parkinson e demência - iStock
Praticar esportes de contato aumenta as chances da doença de Lewy, que está associada ao Parkinson e demência Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

29/07/2018 14h38

As lesões causadas por esportes de contato, como rúgbi, boxe e artes marciais, causam um certo medo e são associadas a futuros danos na saúde dos atletas. Um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Boston (EUA), descobriu que pessoas envolvidas em esportes de contato podem realmente sofrer com doenças neurodegenerativas como demência e Parkinson.

"Descobrimos que o número de anos que um indivíduo foi exposto aos esportes de contato, incluindo futebol americano, hóquei no gelo e boxe, foi associado ao desenvolvimento de doença do corpo de Lewy. Por sua vez, a doença de Lewy foi associada ao Parkinson e demência ", disse o autor do estudo, Thor Stein.

Veja também:

Nesta condição, uma proteína chamada alfa-sinucleína forma depósitos anormais no cérebro, conhecidos como corpos de Lewy – o que dá nome a doença. Os cientistas descobriram que sintomas motores experimentados por alguns atletas, como lentidão de movimento e dificuldade de andar, estão relacionados a um “subproduto” da doença de Lewy.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 694 cérebros doados e descobriram que o número total de anos que uma pessoa passou jogando esportes de contato estava diretamente ligado ao risco de desenvolver corpos de Lewy no córtex cerebral. A descoberta foi publicada no Journal of Neuropathology and Experimenta Neurology.

Aqueles que participaram de esportes de contato por mais de oito anos têm seis vezes mais chances de desenvolver doença de Lewy do que pessoas que praticaram atividades do mesmo tipo por menos tempo. Além disso, as pessoas que tiveram registros de Lewy no organismo também tinham maior risco de demência e mal de Parkinson.

"Estudos futuros incorporando mais participantes com neocortical [doença do corpo de Lewy] e esportes de contato serão necessários para determinar com mais precisão o melhor limite e o risco de participação em esportes de contato", disseram os pesquisadores ao site Medical News Today.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube