Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Exposição ao parasita da toxoplasmose eleva chances de sucesso nos negócios

Fezes de felinos podem transmitir a doença - iStock
Fezes de felinos podem transmitir a doença Imagem: iStock

Do VivaBem

26/07/2018 12h42

A conexão é bizarra, mas um novo estudo descobriu que estudantes que foram expostos ao parasita Toxoplasma gondii, responsável pela toxoplasmose, têm 40% mais chances de terem sucesso em negócios do que aqueles não expostos.

Publicada na quarta-feira (25) no periódico Proceedings of the Royal Society B, a pesquisa realizou testes de saliva de 1.495 estudantes norte-americanos. Aqueles que haviam sido expostos ao protozoário tinham 1,4 vezes mais chances de sucesso nos negócios e 1,7 vezes mais probabilidade de escolher uma ênfase em "gestão e empreendedorismo", em comparação com quaisquer outras especialidades relacionadas a negócios.

Leia também:

Os pesquisadores ainda realizaram por um segundo lote de testes de saliva, desta vez com 197 profissionais de negócios que participavam de eventos de carreira. Aqueles que deram positivo à infecção foram 80% mais propensos a ter seus próprios negócios.

A equipe ainda descobriu que os países com maior prevalência de T. gondii, como a França, também pareciam ter níveis mais altos de atividade empreendedora. Os cidadãos desses países também eram muito menos propensos a dizer que o "medo do fracasso" os impedia de iniciar seu próprio negócio.

Toxoplasma é um parasita que pode ser transmitido pela ingestão de água, carne e frutas e vegetais contaminados - Getty Images - Getty Images
Toxoplasma é um parasita que pode ser transmitido pela ingestão de água, carne e frutas e vegetais contaminados
Imagem: Getty Images

Parasita da coragem

O T. gondii pode ser adquirido ao comer carne mal cozida ou beber água contaminada, e também pelo contato com fezes contaminadas de gatos. A boa notícia é que, a menos que você esteja grávida ou tenha um sistema imunológico comprometido, o parasita não deve deixá-lo doente. Mas a presença do protozoário tem sido associada a uma variedade de condições e comportamentos de saúde, incluindo depressão, demência, esquizofrenia e problemas de controle da raiva.

Mas qual a relação entre ele e a carreira? Segundo os pesquisadores, a associação entre os dois é correlacional e não causal, portanto, é preciso muito cuidado ao ligar os dois. Mas uma explicação possível é que há algumas evidências de que o T. gondii pode tornar seus hospedeiros mais tolerantes ao risco, reduzindo seu medo de falhas.

Segundo os cientistas, estudos também descobriram que camundongos infectados com o protozoário não só se movem mais devagar e com maior frequência, mas também perdem o medo e podem até mesmo se sentir atraídos por xixi de gato.

Apesar de ser uma conexão estranha, parece haver certa relação de fato entre a toxoplasmose e uma injeção de coragem.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube