Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, se não desenrolar a camisinha até a base do pênis posso pegar HIV?

Do VivaBem, em São Paulo

26/07/2018 04h00

No programa desta semana, o leitor tem duas perguntas: "Existe risco de ser contaminado pelo HIV ao receber sexo oral sem camisinha? E se o preservativo não for desenrolado completamente até a base do pênis, tem algum risco?".

O especialista em sexualidade Jairo Bouer afirma que a transmissão do HIV é mais comum em contato direto com fluídos como sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno.

“Quem recebe o sexo oral não corre o risco de contaminação. Quem faz o sexo oral pode entrar em contato com espera ou fluídos e existe um risco teórico”, explica Jairo. Teórico porque é pequena a chance de contaminação pelo HIV no sexo oral.

E quanto ao "desenrolar" da camisinha? De preferência, ela deve cobrir até a base do pênis, mas não há riscos de HIV se não existir contato direto entre mucosas ou secreções. “Moral da história? Camisinha sempre e desde o início do sexo. Mas se a camisinha não estiver exatamente ali na base não traz risco de infecção por HIV”, finaliza Jairo.

Tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista a outras edições.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube