Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher usa alho para tratar fungo no pé e sofre queimadura grave

Segundo os médicos, o alho pode causar queimadura química e reações alérgicas - iStock
Segundo os médicos, o alho pode causar queimadura química e reações alérgicas Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/07/2018 13h13

Não é de hoje que ouvimos histórias de pessoas que recorreram a métodos nada convencionais para tratar machucados. Na Inglaterra, uma mulher de 45 anos resolveu usar alho para acabar com um fungo no dedão do pé esquerdo e acabou com uma queimadura grave.

O caso foi relatado pelos médicos do Hospital Universitário de Oxford no periódico BMJ Case Reports publicado esta semana. A britânica aplicou alho cru no pé todos os dias durante quatro semanas. De acordo com os médicos, esse "tratamento" afetou a unha da mulher e provocou uma queimadura de segundo grau vívida na pele.

Veja também:

pé feio - BMJ Case Reports - BMJ Case Reports
Imagem: BMJ Case Reports

“Os efeitos adversos do alho cru na pele são duplos. Pode causar diretamente uma queimadura química e, em indivíduos sensibilizados, provocar uma reação alérgica, resultando em dermatite de contato”, escreveram os autores do artigo.

Segundo os médicos britânicos, a dermatite de contato provocado pelo alho tem sido relatada por cozinheiros e manipuladores de alimentos, além de uma série de casos de queimaduras provocada pelo alimento. "Fatores que afetam a gravidade da queimadura da pele incluem quantidade e frescor do alho, duração da exposição, a presença de condições pré-existentes na pele e sensibilidade da pele", afirmaram.

Após uma limpeza imediata para remover os produtos químicos básicos remanescentes do alho, a pele morta sobre as bolhas da mulher britânica foi retirada. A paciente recebeu instrução para substituir regularmente as bandagens da ferida e evitar qualquer outro "fitoterápicos tópico”.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube