Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Fazer inalação muitas vezes ao dia pode fazer mal à saúde?

Fernanda Garcia/VivaBem
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Do VivaBem

04/05/2023 04h00

A inalação feita somente com soro, muito usada em épocas do ano com o clima mais seco, crises de catarro, rinite ou sinusite, não tem contraindicação.

O soro, neste caso, é usado para lubrificar as vias aéreas e, quando combinado com uma boa hidratação e com o uso de soro nasal, faz com que o muco fique menos espesso.

Não há limites para seu uso, mas a orientação é fazer até cinco vezes ao dia.

Já a inalação com remédios, prescrita pelo médico, deve ser realizada somente na quantidade indicada, para que o indivíduo não receba doses exageradas da medicação. Mas, geralmente, ela é administrada no próprio ambiente hospitalar.

Essa inalação tem a finalidade de levar a medicação para as vias respiratórias de forma mais rápida e com menos efeito colateral.
Diferente do remédio sob a forma de pílula, a opção vaporizada vai direto para o local a ser tratado, como a laringe.

Por não precisar passar pelo estômago, sangue e pulmões, como os medicamentos tradicionais, menos remédio é necessário, ou seja, menores as chances de o paciente sofrer algum efeito colateral.

Fonte: Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês; José Roberto Megda, pneumologista da Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Veja opções de inaladores

Nebulizador G-Tech

Inalador Compressor Omron

Inalador Nebulizador G-Tech

Inalador Multilaser

Rodapé content commerce -  -