Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Homens se recuperam mais rápido de gripe do que mulheres

Proteína pode explicar por que homens se recuperam mais rápido de infecções  - iStock
Proteína pode explicar por que homens se recuperam mais rápido de infecções Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

20/07/2018 16h33

O gênero pode influenciar no tempo que o organismo leva para se recuperar de gripes e resfriados. Pelo menos é o que segure um novo estudo feito pela Johns Hopkins School of Public Health, nos Estados Unidos. O trabalho mostrou que os homens tendem a se curar mais rápido de gripe, e isso pode ocorrer devido a produção de uma proteína chave.

Durante a pesquisa, os especialistas infectaram ratos vivos e células de homens com o vírus influenza, e descobriram que tanto os ratos machos quanto as células humanas de homens produziram mais anfiregulina, uma proteína responsável pela cicatrização de feridas.

Veja também:

Eles observaram que, embora os camundongos machos e fêmeas tivessem níveis semelhantes de vírus e os depurassem aproximadamente na mesma quantidade de tempo, as fêmeas sofriam significativamente mais com as infecções.

Os ratos do sexo feminino tiveram maior perda de massa corporal e maior inflamação pulmonar durante a fase aguda da infecção, e mais tarde foram mais lentos para recuperar a função pulmonar normal.

A análise dos camundongos revelou que os machos produziram significativamente mais anfiregulina do que as fêmeas durante a fase de recuperação de suas infecções.

O trabalho pode levar a novos tratamentos contra a gripe que visam impulsionar a produção de anfiregulina em mulheres. "Descobrimos no estudo que aumentando a produção de anfiregulina em mulheres poderíamos acelerar sua recuperação da gripe", disse Klein.

Agora, o próximo passo, segundo os especialistas, é investigar os mecanismos do efeito protetor da testosterona, bem como os fatores que controlam a produção de anfiregulina durante a infecção da gripe.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube