Topo

Consumo de carnes processadas está ligado a transtornos psiquiátricos

Além de aumentar risco de câncer, as carnes processadas também podem causar mania - iStock
Além de aumentar risco de câncer, as carnes processadas também podem causar mania Imagem: iStock

Do VivaBem

19/07/2018 12h07

Não é novidade que as carnes processadas, como peito de peru, presunto, salame, linguiças e salsichas, fazem mal à saúde. O Departamento de Saúde dos Estados Unidos aponta que existe uma associação de risco moderado consistente entre o consumo desses alimentos e cânceres de estômago e intestino. Mas dessa vez, um novo estudo descobriu que essas carnes também podem causar transtornos mentais, como mania.

Conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a pesquisa foi realizada em mais de mil voluntários portadores de mania, depressão bipolar, transtorno depressivo maior ou esquizofrenia.

Veja também:

Após distribuírem questionários sobre a dieta das pessoas, os pesquisadores descobriram que os indivíduos portadores de mania tinham três vezes mais chances de terem comido produtos de carne processada do que pacientes que estavam sendo tratados para outras condições psiquiátricas, como a esquizofrenia.

A mania faz parte do transtorno bipolar, uma condição de saúde mental crônica caracterizada por mudanças dramáticas nos níveis de humor e energia. Os episódios podem durar semanas, ou mesmo meses, e podem coincidir com depressão e psicose.

Salsicha, churrasco, salsicha assando - Getty Images - Getty Images
O mecanismo exato por trás da relação entre as carnes processadas e o transtorno ainda não está claro
Imagem: Getty Images

O mecanismo exato por trás da relação entre as carnes processadas e o transtorno ainda não está claro, mas um experimento subsequente em ratos alimentados que comiam carne seca resultou em um aumento de movimento e sinalização alterada no hipocampo dos animais. Também foram observadas alterações na microflora intestinal dos bichos, sugerindo uma possível ligação entre os nitratos da carne e os efeitos no sistema nervoso.

Nitratos na carne e microbiota

A adição de compostos de nitrogênio sob a forma de nitrito de sódio ou nitrato de potássio tem sido usada para preservar carnes durante séculos, evitando a decomposição, adicionando cor e reduzindo a oxidação. O problema é que esse composto também pode afetar a microbiota intestinal.

Já que o cérebro e as bactérias do intestino têm um relacionamento complicado —sobre o qual ainda estamos aprendendo—, não seria um choque se pesquisas adicionais confirmarem que sintomas maníacos em bipolares podem ser exacerbados ou mesmo causados por certas microfloras que reagem a nitratos das carnes.

"Um trabalho futuro sobre esta associação poderia levar a intervenções dietéticas para ajudar a reduzir o risco de episódios maníacos em pessoas que têm transtorno bipolar ou que são vulneráveis à mania", diz Robert Yolken, principal autor do estudo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube